Filme brasiliense finalista do Festival de Berlim fala sobre aborto
O curta-metragem As Miçanças oferece um debate sobre sentimentos que cercam aborto e concorre ao Urso de Ouro no Festival de Berlim
“Estamos levando um tema tão importante e delicado em nosso país, uma questão de direitos humanos e saúde pública: o aborto.” A fala da diretora de fotografia Joanna Ramos explica um pouco do que o público do Festival de Berlim vai conhecer em fevereiro com o curta-metragem As Miçangas. Com direção de Emanuel Lavor e Rafaela Camelo, a produção brasiliense concorre ao Urso de Ouro na 73ª edição do Berlinale.
“O filme propõe uma reflexão sobre aborto dentro de um recorte sutil. A intenção não é só falar sobre como o aborto é comum e cotidiano a muitas mulheres, mas também refletir sobre culpa e fraternidade”, explicam os diretores.
Rafaela reforma ainda que optaram por trabalhar com sutilezas e passar a mensagem do curta com a criação de diferentes atmosferas. A técnica escolhida pela dupla funcionou e levou o filme para um dos principais festivais de cinema do mundo.
“Ter o filme selecionado para o Festival de Berlim, e ainda sendo a primeira exibição dele, é sem dúvida uma grande honra. A gente sabe que é um lugar muito difícil de chegar, um festival que tem vários excelentes filmes”, analisa a diretora. Do outro lado, Lavor prefere manter as expectativas controladas, mas reconhece o peso da participação.
“Ganhar um Urso de Ouro, acho que especialmente para cineastas como eu e a Rafa, que estamos nos preparando para gravar nossos primeiros longas, é um catalisador de trajetória dentro do cinema. É um reconhecimento muito importante, talvez um dos maiores que exista, mas, ao mesmo tempo, é algo que não me atrevo a pensar muito. Acho que se não acontecer, a gente vai seguir muito felizes com a oportunidade de estar ali.”
Últimas notícias
PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para Augusto Heleno
Passageiros escondem pedras de crack no banco traseiro de carro por app e são presos em Arapiraca
Lei de Leonardo Dias assegura liberdade religiosa nas escolas de Maceió
Vela acesa provoca incêndio e destruição de casa no bairro Bebedouro, em Maceió
Homem morre baleado com sete tiros dentro de casa no município de Rio Largo
Cantora Gospel Maria Marçal relata tentativa de assalto no Rio antes de embarcar para show em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
