Cinema

Em greve, atores faltam a pré-estreia de filme da Disney

Atores e roteiristas de Hollywood entraram em greve por melhores condições de trabalho, royalties. O filme da Disney é o 1º após greve

Por Metrópoles 17/07/2023 10h10
Em greve, atores faltam a pré-estreia de filme da Disney
A última vez em que os sindicatos dos roteiristas e dos atores uniram forças em uma greve foi em 1960. - Foto: Pexels

Com estreia marcada no Brasil para o dia 27 de julho, o filme Mansão Mal-Assombrada teve a pré-estreia realizada no último sábado (15/7). Primeira após o anúncio da greve em Hollywood, a premiere não contou com a presença dos atores da produção.

Realizada no Teatro Hyperion, no parque Disney California Adventure, em Anaheim, na Califórnia, a produção contou com poucas pessoas relacionadas à produção, como os produtores Nick Reynolds, Jonathan Eirich e Dan Lin e convidados.

Os astros da trama, Lakeith Stanfield, Danny DeVito, Owen Wilson, Tiffany Haddish, Jamie Lee Curtis, Jared Leto, Winona Ryder, Rosario Dawson, não marcaram presença no evento.

Condições de trabalho


As demandas dos sindicatos dos atores e dos roteiristas incluem melhores condições de trabalho, pagamento justo de royalties de streaming, transparência no cálculo desses valores e regulamentação do uso de inteligência artificial (IA). Segundo a presidente da SAG-AGTRA, Fran Drescher, a AMPTP respondeu às propostas dos atores de forma “insultante”.

“A AMPTP se recusou a reconhecer que as enormes mudanças no setor e na economia tiveram um impacto prejudicial sobre aqueles que trabalham para os estúdios”, disse Drescher.

A decisão da SAG-AFTRA de interromper as atividades deve ser anunciada ainda nesta quinta, após uma reunião da diretoria da entidade.

Vale ressaltar que a representação dos atores já preparou cartazes e outros materiais de mobilização. “Se uma greve se torna necessária, estamos prontos”, diz a legenda de um post publicado no Instagram da entidade.

Histórico

A última vez em que os sindicatos dos roteiristas e dos atores uniram forças em uma greve foi em 1960. A cooperação resultou em conquistas como a assistência médica e o pagamento de aposentadoria.