Documentário conta história inspiradora de mestra de obras mineira
Maestra aborda a vida de Cenir Silva, mestra de obras de Belo Horizonte que virou referência na engenharia civil

Em 2017, a diretora Bruna Piantino ouvia um programa de rádio quando uma entrevista começou a ser transmitida. A voz da entrevistada chamou a atenção de Bruna por conta da suavidade do timbre que contrastava com o estereótipo da mulher “durona” que trabalha comandando um canteiro de obras.
Tratava-se de Cenir Silva, uma mestra de obras de Belo Horizonte que virou referência na engenharia civil da capital mineira. A história de vida regada por sonhos, coragem e generosidade inspirou Bruna a criar o documentário Maestra.
Além de mostrar a trajetória de Cenir, Maestra reflete sobre os espaços que uma cidade oferece para as mulheres. A obra também reflete sobre como as mulheres estão inseridas no meio da construção civil, um espaço em que homens predominam.
“Já sofri preconceito. Trabalhei em uma construtora grande onde só tinha eu de mulher e mais de 400 homens. E teve homens que achavam que podiam me desrespeitar e ficar por isso mesmo, e eu tive que dar um basta. E já teve quem acreditasse que eu não era capaz”, confessou Cenir.
Bruna ressalta que o filme usa a voz de Cenir para “levantar casas”: “Em que lugar essas mulheres estão morando? E o que elas fariam se lhes fossem dadas as possibilidades de construir e criar?”.
História inspiradora
A diretora explica que a história de vida de Cenir serve de inspiração para as mulheres. “É muito inspirador colocar em evidência uma mulher que trabalhou duro para sustentar os filhos e que afirma, por meio do ofício, o enorme poder de se construir uma casa com as próprias mãos”, destacou.
“Além disso, Cenir faz parte de um projeto de construção coletiva de moradias, o Arquitetura na Periferia, onde transmite conhecimentos e fortalece as relações entre as mulheres que trabalham e aprendem ao lado dela, transformando e ocupando os espaços onde vivem em busca de autonomia política, social e econômica. A partir de uma existência real, podemos acreditar em outras possibilidades de vida”, completou.
Maestra foi exibido pela primeira vez na 18ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. A obra agora fará parte da mostra Cinema Urbana, que ocorre entre 13 a 17 de agosto.
Últimas notícias

Festival da Liberdade e Juventude de 2025 traz música, esporte e cultura para Girau do Ponciano

Perícia confirma causa da morte de trabalhador em estrutura de camarote no Jaraguá

Prazo para regularização cadastral de empresas de Maceió termina sábado (5)

Mesmo em obras, Estádio Rei Pelé ainda oferece riscos aos torcedores, diz MP

Homem é executado a tiros dentro de mercadinho na parte alta de Maceió

Criminoso mata homem dentro de casa em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
