Documentário conta história inspiradora de mestra de obras mineira
Maestra aborda a vida de Cenir Silva, mestra de obras de Belo Horizonte que virou referência na engenharia civil
Em 2017, a diretora Bruna Piantino ouvia um programa de rádio quando uma entrevista começou a ser transmitida. A voz da entrevistada chamou a atenção de Bruna por conta da suavidade do timbre que contrastava com o estereótipo da mulher “durona” que trabalha comandando um canteiro de obras.
Tratava-se de Cenir Silva, uma mestra de obras de Belo Horizonte que virou referência na engenharia civil da capital mineira. A história de vida regada por sonhos, coragem e generosidade inspirou Bruna a criar o documentário Maestra.
Além de mostrar a trajetória de Cenir, Maestra reflete sobre os espaços que uma cidade oferece para as mulheres. A obra também reflete sobre como as mulheres estão inseridas no meio da construção civil, um espaço em que homens predominam.
“Já sofri preconceito. Trabalhei em uma construtora grande onde só tinha eu de mulher e mais de 400 homens. E teve homens que achavam que podiam me desrespeitar e ficar por isso mesmo, e eu tive que dar um basta. E já teve quem acreditasse que eu não era capaz”, confessou Cenir.
Bruna ressalta que o filme usa a voz de Cenir para “levantar casas”: “Em que lugar essas mulheres estão morando? E o que elas fariam se lhes fossem dadas as possibilidades de construir e criar?”.
História inspiradora
A diretora explica que a história de vida de Cenir serve de inspiração para as mulheres. “É muito inspirador colocar em evidência uma mulher que trabalhou duro para sustentar os filhos e que afirma, por meio do ofício, o enorme poder de se construir uma casa com as próprias mãos”, destacou.
“Além disso, Cenir faz parte de um projeto de construção coletiva de moradias, o Arquitetura na Periferia, onde transmite conhecimentos e fortalece as relações entre as mulheres que trabalham e aprendem ao lado dela, transformando e ocupando os espaços onde vivem em busca de autonomia política, social e econômica. A partir de uma existência real, podemos acreditar em outras possibilidades de vida”, completou.
Maestra foi exibido pela primeira vez na 18ª Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. A obra agora fará parte da mostra Cinema Urbana, que ocorre entre 13 a 17 de agosto.
Últimas notícias
Suspeito de mais de 20 assaltos com transferências via Pix é preso em Maceió
Ao lado de prefeitos, Lula entrega ambulâncias e Unidades Odontológicas Móveis para AL
Vereador César Felizardo solicita elaboração de plano evitar falta d’água em Jequiá da Praia
Vídeo mostra momento em que supervisor da base do CRB é assassinado em Maceió
Condenado por homicídio ocorrido no Sertão de AL é capturado durante ação da polícia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
