ENTRETER7

Livro de Pedro Bandeira ganha vida 4 décadas após o lançamento

Ainda sem data de estreia, a adaptação do livro terá produção da Conspiração e co-produção da Globo Filmes e Scriptonita Films

Por Metrópoles 06/07/2025 12h12
Livro de Pedro Bandeira ganha vida 4 décadas após o lançamento
O roteiro será de Luca Paiva Mello, André Catarinacho e Bruna Skrzype e a produção de Juliana Capelini, de Luca e de Renata Brandão - Foto: Reprodução

Um dos grandes nomes da literatura brasileira, Pedro Bandeira terá mais uma de suas obras adaptadas para os cinemas. Trata-se de A Droga da Obediência (Ed. Moderna), livro que conta com metáforas dos momentos que o autor passou ao longo de 21 anos de ditadura, e que completou 40 anos de lançamento em 2024.

A obra narra um mundo onde uma droga revolucionária consegue anular a vontade humana e garantir a obediência absoluta. No centro da história estão “Os Karas”, um grupo de amigos fanáticos por investigação. Ao descobrirem que o desaparecimento de um colega está ligado a uma série de sequestros, os jovens Miguel, Magrí, Crânio, Calú e Chumbinho se veem diante de uma corrida contra o tempo para desvendar o caso e salvar a vida de dezenas de estudantes.

O que esperar da adaptação do livro de Pedro Bandeira

Em entrevista, Pedro Bandeira destacou que a inspiração para o livro veio com o período sofrido na ditadura, onde sofreu com censura e proibições como teatrólogo e jornalista, além de ter visto o encarceramento de amigos e o assassinato de pessoas que conheceu.

Além disso, ele afirma que está muito empolgado para ver a adaptação da produção nas telonas.

“Meu livro se tornou um clássico, já está sendo lido por uma terceira geração. Pelo que sinto e ouço, a expectativa do meu público é igual à minha. Dos 50 anos para baixo, todo brasileiro letrado e que pode ter livros conhece minha obra: são meus filhos e agora meus netinhos. Pena que não terei tempo de ver meus bisnetinhos na plateia. Mas sei que eles vão gostar!”, garantiu.

Para Juliana Capelini, produtora do longa e diretora executiva de entretenimento da Conspiração, a decisão de adaptar uma obra lançada há 40 anos está no fato de que mesmo que seja “antiga”, ela continua sendo um grande sucesso no país.

“É uma história universal e atemporal, que continua envolvendo as crianças na leitura e, por isso, acreditamos que conseguirá impactar e divertir no cinema”, frisou.

Ainda sem data de estreia, a adaptação do livro terá produção da Conspiração e co-produção da Globo Filmes e Scriptonita Films. O roteiro será de Luca Paiva Mello, André Catarinacho e Bruna Skrzype e a produção de Juliana Capelini, de Luca e de Renata Brandão.