Ver filme de terror pode queimar mais calorias que 1,5 km de caminhada
Segundo o estudo, assistir filmes de terror estimula a liberação de dopamina e endorfina, além de auxiliar na perda de calorias

Além de garantirem entretenimento, os filmes de terror também podem trazer benefícios à saúde. Segundo um estudo conduzido pela psicóloga Kristen Knowles, da Universidade Queen Margaret, em Edimburgo, produções do gênero ajudam a aliviar o estresse, reduzem a dor e promovem o bem-estar físico. E também ajudam a queimar calorias.
De acordo com a pesquisa, assistir a esse tipo de filme estimula a liberação de dopamina e endorfina — neurotransmissores com propriedades relaxantes, responsáveis por aumentar a sensação de prazer e diminuir a percepção de dor no corpo humano.
“A distração causada pela dor também é uma explicação provável, já que a atenção e os recursos energéticos são desviados para a avaliação de ameaças e para longe de outras funções corporais”, explicou Knowles ao jornal The Herald.
Entre os efeitos mais curiosos do gênero está a queima de calorias. Os filmes com sustos inesperados são os que mais contribuem para isso, graças ao aumento da frequência cardíaca durante cenas de tensão.
“A resposta do corpo ao medo ou ao suspense é aumentar a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, que mobilizam os recursos energéticos do corpo. Isso é combinado com aumento da frequência cardíaca e atenção concentrada. Tudo isso pode ser bastante estimulante quando a tensão é liberada no final do filme”, ressaltou a psicóloga.
O estudo apresenta uma seleção de alguns filmes que queimam a partir de 101 calorias, cada. Embora pareça pouco, [REC], longa responsável pelo valor mais baixo de perda calórica, equivale, em média, ao mesmo que o corpo gasta ao caminhar por cerca de 1,5 km.
Confira a quantidade de calorias queimadas ao ver esses filmes de terror, segundo o estudo:
O Iluminado (1980) – 184 calorias
Tubarão (1975) – 161 calorias
O Exorcista (1973) – 158 calorias
Alien, O Oitavo Passageiro (1979) – 152 calorias
Jogos Mortais (2004) – 133 calorias
A Hora do Pesadelo (1984) – 118 calorias
Atividade Paranormal (2007) – 111 calorias
A Bruxa de Blair (1999) – 105 calorias
O Massacre da Serra Elétrica (1974) – 107 calorias
[REC] (2007) – 101 calorias
Fãs de filmes de zumbis estavam mais preparados na pandemia
Kristen Knowles também mencionou um estudo de 2021 que apontou que fãs de filmes de zumbis estavam mais bem preparados para enfrentar a pandemia de Covid-19. Segundo a psicóloga, essas pessoas haviam, de certa forma, “ensaiado mentalmente” para uma situação de crise, o que lhes conferiu maior resiliência diante do cenário real.
Outra explicação é que essas produções proporcionam às pessoas uma “maneira segura” de explorar o medo, já que nas telas “os objetos de medo são discretos e mais simplistas do que na vida real”.
“Por meio dessa interação segura, podemos aprender a lidar com emoções negativas e desenvolver resiliência ao medo e ao estresse. Em última análise, isso significa que podemos nos tornar mais resilientes quando o estresse surge na vida real.”
Últimas notícias

Rafael Brito acompanha formatura dos novos agentes do Ronda no Bairro que vão atuar em Marechal Deodoro

Hemoal encerra o mês de julho com coleta itinerante de sangue em Coruripe

Carlinhos Maia se pronuncia sobre affair com barman após separação: 'Meses de conversa'

Roberta Miranda chuta homem que invadiu palco em show

Câmera de segurança flagra atentado contra militar da reserva em Arapiraca

Ciclista é atropelado próximo à Bauducco, na BR-104 em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
