Arquitetura de Quarteto Fantástico foi inspirada em Oscar Niemeyer
Estética retrofuturista do filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos foi inspirada em Oscar Niemeyer
Um dos grandes destaques de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, novo filme da Marvel, é a estética retrofuturista que ambienta o universo fantástico dos heróis. Visualmente, os prédios desse mundo fictício chamaram a atenção dos brasileiros por se assemelhar com elementos muito conhecidos.
É que essa estética teve inspiração direta no trabalho de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro que morreu em 2012, mas que deixou um legado em várias cidades brasileiras, especialmente em Brasília.
Em entrevista ao Omelete, o designer de produção Kasra Farahani, revelou que o design do edifício principal do filme, a Torre Baxter — onde o Quarteto Fantástico mora — foi inspirado nos trabalhos de Oscar Niemeyer e Eero Saarinen, um arquiteto americano.
“Escolhemos o trabalho deles, porque é lindo e, de forma concisa, reflete o otimismo e o futurismo do design moderno de meados do século, mas em sua versão mais sofisticada, enxuta e elegante. Isso contrasta com algumas das versões mais exageradas do retrofuturismo que vimos nos anos 50 e 60”, destacou Farahani na entrevista.
Durante a estreia do filme em Los Angeles, o diretor Matt Shakman também falou sobre como a arquitetura de Brasília inspirou a produção.
“A arquitetura de Brasília, do Niemeyer, foi uma das nossas grandes inspirações. Ele também desenhou o prédio da ONU em Nova York. O visual do filme foi moldado com base nesse estilo modernista, em pleno auge da corrida espacial”, afirmou ele na ocasião.
No filme, a família será forçada a equilibrar os papéis como heróis com a força de seus laços familiares para defender a Terra da forte ameaça do deus espacial Galactus e de sua enigmática arauta, a Surfista Prateada. O plano do vilão é devorar todo o planeta e todos os seus habitantes.
O filme promete mostrar como os personagens lutarão juntos e as motivações dele, já que a vinda de Galactus à Terra deles aparenta ter motivações pessoais. O filme tem ainda um grande foco na dinâmica da família especilmente envolta de Franklin Richards, filho de Sue Storm e Reed Richards.
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
