Cinema

Moana: mudança polêmica no live-action gera revolta antes da estreia

Primeiro trailer do live-action de Moana foi alvo de críticas nas redes sociais

Por Metropóles 18/11/2025 12h12
Moana: mudança polêmica no live-action gera revolta antes da estreia
Moana Live Action - Foto: Reprodução/Youtube Walt Disney Studios

O primeiro trailer do live-action de Moana foi divulgado nesta segunda-feira (18/11) e dividiu opiniões entre os fãs nas redes sociais. O principal ponto de discussão não foi o visual das ilhas, os animais ou o uso de CGI, e sim o cabelo da personagem principal.

Na animação original de 2016, Moana tem cabelos com cachos definidos, volumosos e em constante movimento, elemento importante de sua identidade cultural e visual. No teaser do remake, contudo, o cabelo da atriz Catherine Lagaʻaia aparece consideravelmente mais liso e menos volumoso.

A mudança foi suficiente para gerar forte insatisfação entre fãs, que apontaram que o visual não representaria a Moana da animação. O debate ganhou mais força porque a atriz Catherine Lagaʻaia também tem cabelo cacheado na vida real, causando ainda mais revolta na web.

Nas redes sociais, usuários questionaram por que o remake alteraria justamente um dos traços mais marcantes da personagem. Outros, contudo, frisaram que a decisão talvez seja explicada no filme e que o cabelo da personagem é na verdade mais ondulado do que cacheado.

“Me incomodou tanto o cabelo da Moana do live action ser quase liso, quando o cabelo da Moana do filme é mais cacheadinho fora que a atriz tem o cabelo cacheado perfeito para o papel e meteram um babyliss e chapinha no cabelo dela”, escreveu uma internauta no X, antigo Twitter.

Outra pessoa ponderou: “O cabelo dela [Moana] não é cacheado gente. Moana é ondulada, eles só não souberam reproduzir o ondulado perfeitinho dela”.

Outras críticas


Embora o debate sobre o cabelo tenha dominado as primeiras reações, o trailer também recebeu críticas por parecer uma animação com atores, com cenários e elementos naturais que muitos consideraram “excessivamente artificiais”.

Por outro lado, a escolha de Catherine Lagaʻaia como protagonista foi amplamente elogiada, mesmo com os debates sobre o cabelo. Já a caracterização de Dwayne Johnson, intérprete de Maui, não foi muito comentada porque o personagem teve apenas uma pequena participação no teaser.

Vale lembrar que logo que o live-action foi anunciado, o público já vinha criticando a ideia de fazer uma adaptação de uma animação tão recente, já que o primeiro filme da heroína foi lançado em 2016. O filme está previsto para estrear em julho de 2026.