Rapper vencedor do Grammy é condenado por esquema de corrupção
Pras Michel, vencedor do Grammy e integrante do Fugees, foi considerado peça-chave em um esquema milionário de lobby ilegal
O rapper Pras Michel, vencedor do Grammy e conhecido mundialmente como um dos integrantes do lendário grupo Fugees, recebeu uma sentença na Justiça norte-americana: 14 anos de prisão. Ele foi considerado peça-chave em um esquema milionário de lobby ilegal ligado ao financista malaio Jho Low, foragido desde que se tornou alvo de investigações internacionais.
Segundo o Ministério Público dos EUA, Pras teria intermediado mais de US$ 120 milhões enviados por Jho Low e direcionado parte desses recursos, por meio de intermediários, para a campanha de reeleição de Barack Obama em 2012, o que viola leis norte-americanas relacionadas a doações estrangeiras.
Além disso, o rapper enfrentou acusações de tentar manipular o processo: ele teria coagido testemunhas, cometido perjúrio e atuado para atrapalhar uma investigação do Departamento de Justiça sobre o financista malaio.
Em 2023, acabou condenado por 10 crimes, incluindo conspiração e atuação como agente não registrado de um governo estrangeiro, mesmo levando ao tribunal nomes de peso como Leonardo DiCaprio e o ex-procurador-geral Jeff Sessions.
Buscando evitar a prisão, Pras chegou a apelar diretamente ao então presidente Donald Trump no início deste ano, pedindo um perdão presidencial. Em entrevista ao TMZ, afirmou esperar “compreensão” de Trump e comparou sua situação à do próprio político, condenado em outro processo. O pedido, no entanto, não foi atendido.
Com a sentença confirmada, o músico deverá cumprir os 14 anos em regime fechado, seguidos de três anos de liberdade supervisionada. Ele também foi condenado a pagar uma multa de US$ 64 milhões. A promotoria havia sugerido até mesmo prisão perpétua, alegando que o artista “colocou seus interesses acima do país e mentiu repetidamente para sustentar o esquema”.
Últimas notícias
Ana Maria assume que tentou 'meter atestado' para não entrevistar Matheus: 'Não me deram'
Davi Brito, campeão do BBB24, curte férias em Alagoas: 'o Caribe brasileiro é aqui'
Motociclista fica ferido após colisão com viatura na região central de Igreja Nova
Futuro das contas de Rui Palmeira será definido nesta quinta-feira
Condutor perde controle direcional do veículo e sofre acidente em Maragogi
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio ligada ao tráfico de drogas em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
