Livros Restantes: filme reflete sobre a vida da mulher após os 50 anos
Estrelado por Denise Fraga, Livros Restantes chega aos cinemas em 27 de novembro
Livros Restantes, novo filme estrelado por Denise Fraga (O Auto da Compadecida), convida o público a refletir sobre as transformações que marcam a vida da mulher após os 50 anos. O longa estreia em 27 de novembro nos cinemas.
A obra acompanha Ana Catarina, uma mulher com mais de 50 anos que sempre viveu à beira-mar, em uma comunidade pesqueira de Florianópolis. Às vésperas de se mudar para outro país, ela precisa se desfazer de quase tudo o que possui e, entre todos os objetos, apenas cinco livros permanecem.
Marcados por dedicatórias, cheiros e lembranças, ela não consegue doar os volumes. A protagonista decide, então, devolvê-los a quem um dia a presenteou. Os reencontros despertam memórias profundas e levam Ana a revisitar o passado para, enfim, conseguir seguir em frente.
om uma equipe majoritariamente feminina, o longa oferece um olhar sensível e íntimo sobre uma fase em que muitas mulheres deixam de ser enxergadas pela sociedade — mas não deixam de existir, desejar e recomeçar. A produção também destaca o papel da literatura como aliada constante: livros que acompanham o cotidiano, acolhem nas dores e celebram as alegrias.
Rodado no bairro da Barra da Lagoa, uma comunidade pesqueira de Florianópolis, e em Aveiro, Portugal, o filme traduz na prática a frase “fale de sua aldeia e estará falando do mundo”, que sintetiza os sentimentos e reflexões presentes em Livros Restantes.
A diretora Marcia Paraiso ressalta a importância do filme, o qual ela mesma se identifica. “Queria muito falar sobre essa etapa, de quando nos tornamos invisíveis, mas a partir da mudança da personagem protagonista, o último mês que antecede sua ida para viver em Portugal”, conta.
“Livros Restantes fala dessa preparação, do tempo que antecede uma revolução em sua vida. Acredito que, ao longo da história que desenhamos e escrevemos sobre nós, aqueles que são ligados aos livros, quase que, numa reação automática, conseguem relacionar momentos importantes de sua vida ao conteúdo que liam, exatamente naqueles instantes. Muitas histórias pessoais e subjetivas são marcadas pelos amores, livros, lugares e filmes. Livros Restantes apresenta justamente essa relação da protagonista com a literatura para tratar de sentimentos humanos”, completa.
Últimas notícias
Motociclista fica ferido após colisão com viatura na região central de Igreja Nova
Futuro das contas de Rui Palmeira será definido nesta quinta-feira
Condutor perde controle direcional do veículo e sofre acidente em Maragogi
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio ligada ao tráfico de drogas em Santana do Ipanema
Major Izidoro realiza romaria de fé rumo a Juazeiro do Norte
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
