Ex de Cauã Reymond grava vídeo para o MP expondo violência psicológica
Mariana Goldfarb aparece em campanha do Ministério Público do Rio de Janeiro expondo sua experiência de violência psicológica
Ex de Cauã Reymond, Mariana Goldfarb apareceu em um vídeo do Ministério Público do Rio de Janeiro relatando a experiência de violência psicológica que viveu. O depoimento integra a campanha nacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência e do Racismo contra as Mulheres, promovida pelo Ministério das Mulheres em parceria com secretarias estaduais e órgãos de políticas para mulheres em todo o país.
“Eu consegui sair num momento em que tinha só mais 5% de oxigênio. Ou eu usava aqueles 5% ali, ou eu ia morrer. Percebi que estava em um relacionamento abusivo. Acho que desde muito cedo, mas eu não sabia nomear”, afirmou.
Mariana explicou que os sinais da agressão emocional apareceram no próprio corpo. “A violência psicológica não deixa marca visível, mas, olhando para trás, eu consigo ver como ela foi se manifestando: queda de cabelo, olho tremendo, falta de apetite, anorexia”, contou, emocionada.
Sem citar o nome de Cauã ou de qualquer outro ex-companheiro, ela relatou que vivia “pisando em ovos” durante o período de abuso.
“Era muito extenuante tentar fazer de tudo para que o dia terminasse bem — e não terminava. Comecei a beber muito, porque a gente vai procurando subterfúgios para anestesiar a dor. Minhas amigas e minha família diziam que aquilo estava errado, porque era visível. Eu já não era eu mesma. Meu brilho tinha sumido, como se alguém estivesse sugando tudo de mim.”
Mariana também contou que foi encorajada a se afastar das amigas e da família. “Todas eram ruins, invejosas, tinham ciúmes… É isso que você escuta. Nenhuma presta, sua família não presta. Existe um jogo psicológico grande, de culpa e vitimização.”
Sobre a dificuldade de sair da relação, ela reforçou que não se trata de uma decisão simples. “Ouvi muito: ‘Por que você não sai?’. Mas não é assim. Só depois de viver isso eu entendi que não é apenas decidir sair. Não é uma relação saudável, mas existe uma dependência que acaba aparecendo.”
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
