Seleção tem desafio de espantar más lembranças contra o Paraguai na Copa América
Equipe de Tite reencontrará algoz do Brasil nas quartas em 2011 e 2015
A caminhada na Copa América renderá à Seleção Brasileira mais um desafio de superar lembranças bem incômodas de seu retrospecto recente no torneio. Nas edições de 2011 e 2015, o Paraguai despachou os canarinhos nas quartas de final e nos pênaltis.
Presente na eliminação de oito anos atrás, o então lateral-esquerdo André Santos relembrou ao LANCE! como foi o embate realizado em La Plata (ARG):
- Foi um jogo bastante duro. Eles eram muito firmes. Lembro que estávamos jogando melhor, mas perdemos muitas oportunidades. E veio a fatalidade nos pênaltis.
Após o empate em 0 a 0, o Brasil teve um péssimo aproveitamento na marca de cal: quatro pênaltis desperdiçados. Terceiro jogador a cobrar, André Santos (que bateu por cima do travessão) falou da tensão daquele momento. Antes, Elano e Thiago Silva tinham errado.
- Sem dúvida, é uma responsabilidade muito grande. Ainda mais por saber que a gente tinha jogado muito, tinha sido melhor do que o Paraguai. Aí veio a fatalidade.
Depois, Fred cobrou à direita de Villar e decretou a classificação paraguaia, com triunfo por 2 a 0 nos pênaltis sobre os comandados de Mano Menezes.
Em 2015, o roteiro teve semelhanças. Após o Brasil sair na frente com Robinho, Derlis González empatou em 1 a 1. Nos pênaltis, os erros de Everton Ribeiro e Douglas Costa custaram a derrota por 4 a 3 e a eliminação da equipe de Dunga em território chileno.
Às vésperas do novo encontro com o Paraguai, André Santos confia que a Seleção virará mais esta página na Copa América e, sob o comando de Tite, escreverá uma nova história:
- Acredito que o Brasil tenha condições, mesmo sendo um rival perigoso. É momento de mudança. Uma safra boa, com Arthur, Willian... O Everton vem bem. Mesmo sem Neymar, a grandeza brasileira prevalecerá.
O desejo de "vingança" com a camisa da Seleção Brasileira contra o Paraguai faz parte da rotina de comandados de Tite. Além de, em 2011, sua cobrança ter parado nas mãos de Villar, Thiago Silva tenta virar a página de uma infelicidade sua na Copa América seguinte.
Em 2015, o zagueiro subiu na área e, ao pôr a mão na bola, cometeu o pênalti que culminaria no gol do empate paraguaio, marcado por Derlis González.
O jogador é o único que estava na Seleção nos dois duelos. Da edição disputada no Chile, ainda seguem no grupo de Tite os jogadores Daniel Alves, Filipe Luís, Miranda, Fernandinho, Willian e Coutinho.
Veja também
Últimas notícias
'Se Trump conhece Brasil pela família Bolsonaro, ele desconhece', diz Lula
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Homem é preso suspeito de espancar avô de 79 anos no Feitosa, em Maceió
Governo de Alagoas antecipa salário dos servidores estaduais para 23 de junho
Polícia Civil prende suspeito de roubar joias durante assalto em restaurante de Maceió
Hemoal fará coletas de sangue em Palmeira dos Índios nesta quinta-feira (18)
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
