Presidente do PSG é acusado de corrupção junto com ex-secretário da Fifa
Al-Khelaif é acusado por dar “vantagens indevidas” à Jerome Valcke e por manipular direitos de transmissão de eventos esportivos
Nasser Al-Khelaif, presidente do PSG, e Jerome Valcke, ex-secretário geral da FIFA, foram acusados de crimes na Suíça por manipulações de direitos de transmissão de eventos esportivos. A ação foi movida pelo Gabinete do Procurador Geral da Suíça (OAG).
De acordo com as acusações, Valcke teria aceitado suborno na concessão dos direitos de transmissão, para Itália e Grécia, de algumas edições da Copa do Mundo e da Copa das Confederações de 2018 a 2030. Já Al-Khelaif, que também é presidente do grupo beIN Media Group, e um outro empresário do ramo esportivo, teriam incitado tal conduta e contribuído para uma má gestão criminal.
Segundo declaração da OAG, Valcke teria sido reembolsado no valor de 500 mil euros (cerca de R$ 2,3 milhões) referente à compra de uma vila na Sardenha, feita por Al-Khleif através de uma empresa e não pelo dirigente. Então, o ex-secretário da FIFA teria recebido o direito exclusivo de usar a vila pelo período de 18 meses sem ter que pagar pelo aluguel, que era estimado entre 900 mil e 1,8 milhão de euros.
Ainda, o outro empresário indiciado, que não teve seu nome revelado, teria feito três pagamento a Jerome, totalizando 1,25 milhão de euros pela empresa Sportunited LLC.
Isso tudo leva à acusação de gestão irregular, pelo fato de o ex-dirigente da FIFA não ter comunicado à entidade o recebimento de tais vantagens, “comportando-se de maneira contrária a seus deveres no âmbito de sua atividade de Secretário-Geral, e de ter ficado rico ilegalmente".
Havia também a suspeita de Valcke ter aceitado um relógio de luxo dado por Al-Khelaif em troca de sua influência em seu cargo na FIFA, o que não foi comprovado de fato. Como resultado, o processo em relação a essa ação foi abandonado em fevereiro de 2020.
Últimas notícias
Prefeito Rodrigo Cunha prestigia encerramento do Festival de Bumba Meu Boi
Prefeitura de Maragogi realiza abertura da Semana do Bebê 2026
Defesa Civil de Maceió registra três ocorrências após ventos fortes no fim de semana
Prefeitura de Palmeira dos Índios aciona Justiça contra tarifa de esgoto da Conasa
Arapiraca inicia credenciamento de ambulantes para o Dia de Finados nesta quarta (21)
Rodrigo Cunha mostra limpeza após show na orla e pede colaboração da população
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
