Presidente do PSG é acusado de corrupção junto com ex-secretário da Fifa
Al-Khelaif é acusado por dar “vantagens indevidas” à Jerome Valcke e por manipular direitos de transmissão de eventos esportivos
Nasser Al-Khelaif, presidente do PSG, e Jerome Valcke, ex-secretário geral da FIFA, foram acusados de crimes na Suíça por manipulações de direitos de transmissão de eventos esportivos. A ação foi movida pelo Gabinete do Procurador Geral da Suíça (OAG).
De acordo com as acusações, Valcke teria aceitado suborno na concessão dos direitos de transmissão, para Itália e Grécia, de algumas edições da Copa do Mundo e da Copa das Confederações de 2018 a 2030. Já Al-Khelaif, que também é presidente do grupo beIN Media Group, e um outro empresário do ramo esportivo, teriam incitado tal conduta e contribuído para uma má gestão criminal.
Segundo declaração da OAG, Valcke teria sido reembolsado no valor de 500 mil euros (cerca de R$ 2,3 milhões) referente à compra de uma vila na Sardenha, feita por Al-Khleif através de uma empresa e não pelo dirigente. Então, o ex-secretário da FIFA teria recebido o direito exclusivo de usar a vila pelo período de 18 meses sem ter que pagar pelo aluguel, que era estimado entre 900 mil e 1,8 milhão de euros.
Ainda, o outro empresário indiciado, que não teve seu nome revelado, teria feito três pagamento a Jerome, totalizando 1,25 milhão de euros pela empresa Sportunited LLC.
Isso tudo leva à acusação de gestão irregular, pelo fato de o ex-dirigente da FIFA não ter comunicado à entidade o recebimento de tais vantagens, “comportando-se de maneira contrária a seus deveres no âmbito de sua atividade de Secretário-Geral, e de ter ficado rico ilegalmente".
Havia também a suspeita de Valcke ter aceitado um relógio de luxo dado por Al-Khelaif em troca de sua influência em seu cargo na FIFA, o que não foi comprovado de fato. Como resultado, o processo em relação a essa ação foi abandonado em fevereiro de 2020.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
