Robson Oliveira chega ao Brasil após mais de dois anos detido na Rússia
Ex-funcionário de jogador Fernando estava preso por viajar com medicamento proibido no país europeu
Robson Nascimento de Oliveira finalmente está no Brasil. Detido desde março de 2019 na Rússia, o ex-funcionário do meia Fernando, do Beijing Guoan, chegou ao Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira. Robson foi preso por transportar uma mala com o medicamento Mytedon – cloridrato de metadona –, proibido no país europeu.
O motorista foi recepcionado por amigos e familiares no aeroporto do Galeão. Além deles, o presidente Jair Messias Bolsonaro também esteve presente para o retorno de Robson.
A liberação através de um perdão era esperada há um mês e dependia de uma assinatura do presidente russo Vladimir Putin. O pedido havia passado por uma comissão regional e pelo prefeito de Moscou antes de chegar nas mãos da entidade máxima do país.
Em março de 2019, Robson Oliveira embarcou para a Rússia para trabalhar com o jogador Fernando, que na época defendia o Spartak de Moscou. Em sua mala, carregava caixas de Mytedon, medicamento legalizado no Brasil, porém proibido pela jurisdição russa. Segundo ele, os remédios eram para o sogro do atleta, William Pereira de Faria. Entretanto, Fernando e familiares não confirmaram a versão.
Enquanto o meia se transferia para o futebol chinês, Robson permaneceu preso na Rússia. A questão trouxe visibilidade para o tema, e contou com a ajuda de jogadores antes de chegar ao presidente do Brasil. Diante do cenário, o caso tornou-se motivo de negociação diplomática.
As tratativas iniciais pautaram a transferência do motorista para um presídio no Brasil, onde cumpriria sua pena. Todavia, o pedido de perdão foi uma novidade surgida após a sentença condenatória de três anos, considerada baixa, uma vez que Robson era julgado por tráfico de drogas e contrabando.
Veja também
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
