CSA repudia ataques racistas a Iury Castilho
Clube se posicionou através das suas redes sociais: 'Luta diária e de todos nós'
O CSA emitiu nota, nesta segunda-feira, repreendendo os ataques racistas sofridos por Iury Castilho, autor do gol da virada da equipe alagoana sobre o Cruzeiro no último domingo. Na comemoração, o jogador relembrou o meme 'Fala, Zezé' e gerou confusão entre os atletas em campo. O clube alagoano disse se manter alerta para combater ataques racistas e reforçou a busca por igualdade e respeito.
"Não há espaço para atitudes como essas, pois estamos sempre lutando para que casos assim não acontecem mais e que os responsáveis sejam exemplarmente punidos. Essa deve ser uma luta diária e de todos nós. Continuaremos almejando a tão sonhada transformação em busca de mais respeito e igualdade. A dignidade e o caráter de alguém jamais deve ser diminuída em virtude da sua raça. Somos um país múltiplo, que não pode ser omisso em situações como essa. Episódios assim mancham o futebol e a sociedade em sua totalidade, pelo viés racista e ofensivo à dignidade da pessoa", expõe trecho da nota.
Nas redes sociais, O criminoso, primeiro, chamou Iury Castilho de "macaco" e "preto filho da p...". Não satisfeito, ele ainda mandou um áudio ao atacante do CSA.
"Macaco, filho da égua. Respeita, respeita, ô, desgraçado. Filho da p..., o c... preto da sua mãe, seu c..., filho da p..., arrombado, desgraçado, preto f..., filho da p... Vai tomar no seu c..., desgraçado, macaco", diz o áudio enviado pelas redes sociais. O perfil do homem foi apagado pouco tempo depois. Iury Castilho compartilhou tudo em seu perfil.
Vale lembrar que, na semana passada, o Brusque foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de três pontos depois de um conselheiro do clube praticar racismo contra o meia do Londrina, Celsinho, em jogo válido pela 21ª rodada da Série B. O caso foi relembrado no argumento do CSA.
"Temos orgulho em carregar, em um dos mantos, a frase 'Diga não ao racismo'. O futebol é uma arma para transformações de pessoas, e o CSA segue em busca disso. Esperamos que todos os racistas sofram punições severas até que isso acabe. Futebol é paz, amor e alegria. E temos a certeza que esse ato não representa a torcida do Cruzeiro, que em sua maioria absoluta prega pelo respeito e combate ataques discriminatórios", finaliza o texto.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
