Procuradoria do STJD denuncia Ceará e Sport e pede interdição de estádios
Torcidas invadiram o gramado e protagonizaram cenas de agressão

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou nesta segunda (17) os pedidos de concessão liminar e suspensão preventiva contra Ceará e Sport após as invasões de campo em jogos das Séries A e B contra Cuiabá e Vasco, respectivamente, no último domingo (16).
As denúncias e os pedidos usam como base os relatos dos árbitros (Caio Max Augusto Vieira na Arena Casteão e Raphael Claus na Ilha do Retiro) nas súmulas sobre invasões de campo, lançamentos de objetos no gramado e falta de segurança. Com isso, ambos tiveram de encerrar a partida antes do tempo regulamentar.
Além dos julgamentos dos clubes, a Procuradoria pede a interdição total de Arena Castelão e Ilha do Retiro. Caso o pedido seja aprovado, Ceará e Sport terão que jogar suas últimas partidas do ano como mandantes sem público e também não poderão contar com seus torcedores em confrontos fora de casa.
Os pedidos de liminar e suspensão preventiva foram encaminhados para análise do presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha.
Os dois clubes foram denunciados em três artigos (205, 211 e 213) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF (RGC). As punições podem ser na forma de mando de campo (uma a dez partidas), multa (de 100 a 100 mil reais) e perda de pontos nos campeonatos.
Os artigos do CBJD falam do impedimento do prosseguimento de um evento esportivo e das responsabilidades de prevenir invasões de campo, enquanto os artigos do RGC tratam da suspensão de partidas do Brasileirão.
A Procuradoria também denunciou dois atletas do Vasco pela confusão na Ilha do Retiro após relatos do árbitro Raphael Claus na súmula: o meia Luiz Henrique por atirar um tênis e uma cadeira na direção dos torcedores e o atacante Raniel por provocar os fãs adversários na comemoração. Ambos levaram cartão vermelho na partida.
Raniel responderá no STJD do Futebol por infração ao artigo 258-A do CBJD, que prevê suspensão de duas a seis partidas. Já Luiz Henrique responderá aos artigos 258, com suspensão de uma a seis partidas, e 258-A, que prevê suspensão entre duas e seis partidas. A Procuradoria já pediu a suspensão preventiva de ambos com base no artigo 35 do código.
Últimas notícias

Casal trabalha para restabelecer abastecimento em municípios do Sertão de Alagoas

Deputados visitam mineradora e moradores de Craíbas impactados pela atividade

"Mundo Mágico da Diversão" entra para história de Maragogi com evento inédito para crianças

Luciano Barbosa entrega UBS modelo para 10 mil arapiraquenses no bairro Teotônio Vilela

Presentes do Dia das Crianças em Maceió podem variar de R$ 2,49 a R$ 14,9 mil

Mulher de 45 anos fica ferida após ser atropelada em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
