Procuradoria do STJD denuncia Ceará e Sport e pede interdição de estádios
Torcidas invadiram o gramado e protagonizaram cenas de agressão
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou nesta segunda (17) os pedidos de concessão liminar e suspensão preventiva contra Ceará e Sport após as invasões de campo em jogos das Séries A e B contra Cuiabá e Vasco, respectivamente, no último domingo (16).
As denúncias e os pedidos usam como base os relatos dos árbitros (Caio Max Augusto Vieira na Arena Casteão e Raphael Claus na Ilha do Retiro) nas súmulas sobre invasões de campo, lançamentos de objetos no gramado e falta de segurança. Com isso, ambos tiveram de encerrar a partida antes do tempo regulamentar.
Além dos julgamentos dos clubes, a Procuradoria pede a interdição total de Arena Castelão e Ilha do Retiro. Caso o pedido seja aprovado, Ceará e Sport terão que jogar suas últimas partidas do ano como mandantes sem público e também não poderão contar com seus torcedores em confrontos fora de casa.
Os pedidos de liminar e suspensão preventiva foram encaminhados para análise do presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha.
Os dois clubes foram denunciados em três artigos (205, 211 e 213) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF (RGC). As punições podem ser na forma de mando de campo (uma a dez partidas), multa (de 100 a 100 mil reais) e perda de pontos nos campeonatos.
Os artigos do CBJD falam do impedimento do prosseguimento de um evento esportivo e das responsabilidades de prevenir invasões de campo, enquanto os artigos do RGC tratam da suspensão de partidas do Brasileirão.
A Procuradoria também denunciou dois atletas do Vasco pela confusão na Ilha do Retiro após relatos do árbitro Raphael Claus na súmula: o meia Luiz Henrique por atirar um tênis e uma cadeira na direção dos torcedores e o atacante Raniel por provocar os fãs adversários na comemoração. Ambos levaram cartão vermelho na partida.
Raniel responderá no STJD do Futebol por infração ao artigo 258-A do CBJD, que prevê suspensão de duas a seis partidas. Já Luiz Henrique responderá aos artigos 258, com suspensão de uma a seis partidas, e 258-A, que prevê suspensão entre duas e seis partidas. A Procuradoria já pediu a suspensão preventiva de ambos com base no artigo 35 do código.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
