Procuradoria do STJD denuncia Ceará e Sport e pede interdição de estádios
Torcidas invadiram o gramado e protagonizaram cenas de agressão
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou nesta segunda (17) os pedidos de concessão liminar e suspensão preventiva contra Ceará e Sport após as invasões de campo em jogos das Séries A e B contra Cuiabá e Vasco, respectivamente, no último domingo (16).
As denúncias e os pedidos usam como base os relatos dos árbitros (Caio Max Augusto Vieira na Arena Casteão e Raphael Claus na Ilha do Retiro) nas súmulas sobre invasões de campo, lançamentos de objetos no gramado e falta de segurança. Com isso, ambos tiveram de encerrar a partida antes do tempo regulamentar.
Além dos julgamentos dos clubes, a Procuradoria pede a interdição total de Arena Castelão e Ilha do Retiro. Caso o pedido seja aprovado, Ceará e Sport terão que jogar suas últimas partidas do ano como mandantes sem público e também não poderão contar com seus torcedores em confrontos fora de casa.
Os pedidos de liminar e suspensão preventiva foram encaminhados para análise do presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha.
Os dois clubes foram denunciados em três artigos (205, 211 e 213) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF (RGC). As punições podem ser na forma de mando de campo (uma a dez partidas), multa (de 100 a 100 mil reais) e perda de pontos nos campeonatos.
Os artigos do CBJD falam do impedimento do prosseguimento de um evento esportivo e das responsabilidades de prevenir invasões de campo, enquanto os artigos do RGC tratam da suspensão de partidas do Brasileirão.
A Procuradoria também denunciou dois atletas do Vasco pela confusão na Ilha do Retiro após relatos do árbitro Raphael Claus na súmula: o meia Luiz Henrique por atirar um tênis e uma cadeira na direção dos torcedores e o atacante Raniel por provocar os fãs adversários na comemoração. Ambos levaram cartão vermelho na partida.
Raniel responderá no STJD do Futebol por infração ao artigo 258-A do CBJD, que prevê suspensão de duas a seis partidas. Já Luiz Henrique responderá aos artigos 258, com suspensão de uma a seis partidas, e 258-A, que prevê suspensão entre duas e seis partidas. A Procuradoria já pediu a suspensão preventiva de ambos com base no artigo 35 do código.
Últimas notícias
Parque Aquático do Clube do Servidor abrirá neste primeiro fim de semana de 2026
Tia Júlia, Paulo Dantas, Silvio Camelo e Júlio Cezar anunciam novos serviços para o Santa Rita
Motorhome desce ladeira e cai no Rio São Francisco em Piranhas
Leonardo Dias denuncia sofrimento de pacientes em UPAs e cobra autoridades
Motociclista morre após engavetamento na BR-316, em Atalaia
Carreta avança sinal vermelho e provoca acidente na Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
