Futebol

Pela terceira vez em 2023, Ceará vence Fortaleza e está na decisão da Copa do Nordeste

Vozão bateu o Leão por 3 a 2

Por Yahoo Esportes 30/03/2023 09h09
Pela terceira vez em 2023, Ceará vence Fortaleza e está na decisão da Copa do Nordeste
Erick abriu a contagem no Clássico-Rei - Foto: Felipe Santos/Ceará SC

O Ceará é o primeiro finalista da Copa do Nordeste. No clássico diante do Fortaleza, nesta quarta-feira (29), na Arena Castelão, o time de Porangabussu manteve a sequência recente positiva em cima do rival no duelo que terminou com placar de 3 a 2 para o Vozão.

Agora, a equipe comandada por Gustavo Morínigo aguarda o adversário na final regional que virá de Sport e ABC. O confronto em questão estava sendo disputado simultaneamente no Recife, mas precisou ser interrompido por conta da forte chuva que deixou alagado o gramado da Ilha do Retiro.

GOL RÁPIDO EM JOGO TENSO

Com apenas cinco minutos de jogo, Erick dividiu bola dentro da área com Lucas Crispim e, depois de ser acionado pelo Árbitro de Vídeo, o experiente Marcelo de Lima Henrique marcou penalidade para o Vozão. Na batida, o próprio Erick assumiu a responsabilidade e cobrou com força, no extremo canto esquerdo de Fernando Miguel que acertou o canto, mas nada pode fazer para evitar a inauguração do marcador.

Depois da abertura do marcador, o Leão do Pici se via obrigado a sair ainda mais para o plano ofensivo, algo que ainda não havia conseguido fazer desde que a bola rolou. Por sua vez, o Alvinegro de Porangabussu não recuava necessariamente as linhas, mas sim preferia utilizar-se de uma marcação onde tornou o jogo 'picado' com faltas, impedindo o adversário de tentar se impôr na base do volume criativo.

BOLA PARADA SENDO DECISIVA

Se na bola rolando o time de Juan Pablo Vojvoda estava com dificuldades, a saída para encontrar a igualdade veio em cobrança de falta executada por Romarinho ainda aos 30 minutos da primeira etapa. Batendo direto para a meta de Richard, o atacante surpreendeu o goleiro do Vozão que defendeu com a pelota já tendo ultrapassado a linha.

Entretanto, da mesma forma que sofreu, o Ceará passou novamente adiante no marcador da Arena Castelão, também se valendo da 'pelota quieta', apenas três minutos depois do empate. O escanteio batido por Guilherme Castilho foi desviado na zaga do Fortaleza e, após grande defesa de Fernando Miguel, a bola ficou nos pés de Caíque que marcou no rebote.

PANORAMA (BASTANTE) ALVINEGRO

Na primeira investida do Ceará no campo ofensivo quando os times voltaram do intervalo, Janderson teve espaço para correr com a bola no lado esquerdo e cruzar rasteiro. Na busca por evitar a finalização de Álvaro que entrava na primeira trave, o zagueiro Titi acabou tocando contra a própria meta, 3 a 1 Vozão.

O confronto que já era de natural tensão se tornou ainda mais nervoso, especialmente pelos lados do Fortaleza. Além da desvantagem, no placar, o time se viu obrigado a superar o fato de ter um homem a menos quando Thiago Galhardo tomou o segundo amarelo (o primeiro veio ainda na etapa inicial e com o atacante no banco de reservas) e foi expulso com menos de dez minutos em campo.

EMOÇÃO ATÉ O FIM

Porém, mesmo com diversos elementos contrários ao lado tricolor do Clássico-Rei, bastou uma saída errada do adversário para o Leão executar um efetivo contra-golpe onde Lucero carregou em diagonal e acertou um verdadeiro petardo aos 18 minutos, diminuíndo a distância no marcador.

Depois disso, o clima do compromisso se transformou profundamente onde o Fortaleza se lançou de maneira ainda mais incisiva na busca pelo tento da igualdade e, por outro lado, o Ceará buscava resistir as investidas e, apenas com bastante espaço, arriscava saídas de contra-ataque. E, em meio a essa disputa com direito a dois gols anulados (um de cada lado), melhor para o time de Gustavo Morínigo que, no apito final, confirmou a vaga do Alvinegro na decisão da Copa do Nordeste.