Agora vai? Contra o Athletico, Sampaoli pode repetir escalação pela primeira vez no Flamengo
Sem qualquer tipo de exceção, o argentino utilizou 22 formações diferentes nas partidas à frente do Rubro-Negro
O Flamengo vai enfrentar o Athletico Paranaense nesta quarta-feira (12), valendo uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. O duelo será disputado em Curitiba, e o técnico Jorge Sampaoli terá oportunidade de quebrar uma escrita que dura desde a sua chegada. O argentino terá a oportunidade de repetir uma escalação pela primeira vez no clube.
Ao todo, Sampaoli disputou 22 partidas pelo Flamengo e utilizou 22 formações diferentes. Alguns atuaram mais, outro menos, porém a sina é sempre a mesma: entre mudanças, o time ganha fôlego, mas pode perder em entrosamento. O LANCE! analisa o "dedo" do treinador na equipe rubro-negra.
No duelo diante do Athletico Paranaense, Sampaoli pode fazer o "arroz com feijão" e repetir a escalação pela primeira vez. Com Pulgar de volta e Victor Hugo em bom momento, o comandante tem a possibilidade de mandar o seguinte time a campo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Victor Hugo, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro. No entanto, existem outras opções.
Gabigol e Léo Pereira estão retornando de lesão, e o treinamento desta terça-feira vai definir se a dupla viaja, ou não, para Curitiba. Mesmo assim, caso encaixe com a combinação perfeita, ainda é possível que Sampaoli repita a escalação. Uma estreia, no entanto, pode mudar todo o panorama da partida.
O volante Allan, apresentado pelo Flamengo nesta segunda-feira, está recuperado de uma lesão na coluna e será relacionado por Jorge Sampaoli. A ideia de comissão técnica e departamento médico é de que ele comece no banco de reservas, por estar sem ritmo de jogo, mas, caso opte pela titularidade do recém chegado, o treinador argentino acrescentaria mais uma escalação diferente, a 23ª no total.
CURIOSIDADES SOBRE AS FORMAÇÕES DE SAMPAOLI NO FLAMENGO
Do goleiro ao centroavante, Sampaoli já utilizou 26 jogadores do Flamengo nas 22 formações escolhidas. O nome que mais apareceu nas listas do treinador foi Fabrício Bruno, titular em todos os compromissos do argentino pelo clube. Ayrton Lucas e Wesley, ambos com 21 aparições, completam os três mais "queridos" pelo comandante.
Já entre aqueles que foram utilizados vindos do banco de reservas, um garoto do Ninho domina: Victor Hugo, lançado em 11 oportunidades por Sampaoli. Cebolinha e Bruno Henrique também foram acionados em outras 10 oportunidades, completando a lista de substitutos mais lembrados pelo argentino.
Os jogadores formados no Flamengo, inclusive, tiveram excelente aproveitamento com o treinador. Desde sua chegada ao clube, em abril, Sampaoli utilizou Wesley, Victor Hugo, Matheus Cunha e Matheus França mais de 10 vezes. Para quem chegou com status de que não utilizava bem a base, o argentino fez a diferença no desenvolvimento dos Garotos do Ninho.
Flamengo e Athletico se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta quarta, na Arena da Baixada, em Curitiba. Por ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, no Maracanã, o Rubro-Negro carioca tem a vantagem do empate na partida de volta. Caso o duelo termine em vitória dos mandantes por um gol de diferença, a vaga na semifinal será decidida nos pênaltis.