Futebol

Palmeiras tem dúvida para o clássico na Copa do Brasil: quem vai ficar com a vaga de Artur?

Atacante não pode atuar pelo Verdão na competição, e desfalque gera "dor de cabeça" para Abel Ferreira

Por Lance! 11/07/2023 10h10
Palmeiras tem dúvida para o clássico na Copa do Brasil: quem vai ficar com a vaga de Artur?
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - Foto: Lancenet

O Palmeiras se prepara para mais uma partida decisiva na temporada. Desta vez o objetivo do time é passar para a semifinal da Copa do Brasil, mas a missão não será fácil, pois precisará reverter um resultado diante de um de seus maiores rivais: o São Paulo. Além disso, para o jogo desta quinta-feira (13), Abel Ferreira não poderá contar com Artur, que não pode atuar pela competição nacional. E agora? Quem vai substituir o atacante palmeirense?

Artur não pode atuar pelo Verdão no torneio, pois já defendeu o Bragantino em fases anteriores. Dessa forma, é desfalque certo para a comissão técnica até o término da participação alviverde. Como se trata de um titular que encaixou perfeitamente na equipe de Abel, sua substituição passa a não ser algo tão simples, principalmente em uma partida decisiva.

No jogo de ida, quando também teve o desfalque de Zé Rafael e de Rony, o treinador português optou pela mudança de esquema, escalando três zagueiros. Ríos jogou no meio no lugar de Zé, Endrick entrou na vaga que seria do Rústico e Murilo substituiu Artur.

Contra o Fortaleza, nas oitavas de final da Copa do Brasil, a opção de Abel Ferreira foi por Bruno Tabata, um meia que vinha sendo usado mais pelo lado do campo. O desempenho não foi dos melhores, mas o Palmeiras venceu em casa por 3 a 0 e perdeu fora por 1 a 0, garantindo a vaga pelo placar agregado. O jogador foi emprestado ao Qatar SC por um ano e está mais à disposição da comissão técnica.

Diante do Tombense, pela partida de ida da terceira fase, Dudu e Endrick chegaram a ocupar a faixa de campo que seria de Artur. Já na volta, Abel optou por um time reserva com Giovani pelo lado direito do ataque. O jovem é outro que deixou o clube recentemente rumo ao Al Sadd-QAT. Ou seja, duas peças usadas na função que não estão mais disponíveis.

Se não mudar o esquema, seja colocando mais um zagueiro, seja colocando mais um meio-campista, difícil imaginar quem seria o escolhido por Abel Ferreira. Com Endrick centralizado, Rony talvez fosse deslocado para a esquerda e Dudu para a direita. Com Breno Lopes pela esquerda, Dudu também poderia cair pela direita e Rony ficaria no meio. Já com Luis Guilherme a formação se manteria, mas a característica seria diferente.

De qualquer forma, Abel terá mais três treinos para definir o esquema com o qual tentará reverter a vantagem que o São Paulo conquistou no Morumbi. Nesta quinta (13), às 20h, no Allianz Parque, o Palmeiras precisa vencer por 1 a 0 para levar a decisão para os pênaltis, ou por dois ou mais gols para definir a classificação no tempo normal.