Futebol

Solidez de sistema defensivo do São Paulo pode ser chave para classificação na Copa do Brasil

Tricolor não é vazado há quatro jogos e tem a vantagem de um gol contra o adversário para resolver sua situação nas quartas de final da competição

Por Lance! 11/07/2023 10h10
Solidez de sistema defensivo do São Paulo pode ser chave para classificação na Copa do Brasil
Tricolor enfrentou Tigre sem maiores problemas na Argentina - Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

O sistema defensivo do São Paulo pode ser uma das grandes peças-chave para o Tricolor buscar sua classificação na Copa do Brasil. Com a vantagem de um gol, marcado por Rafinha, o Tricolor enfrenta o Palmeiras nesta quinta-feira (13) no duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil.

Mesmo com escalações diferentes, e até mesmo com mais alternativas, como visto contra o Bragantino, o São Paulo tem apresentado bons números defensivos. Nos últimos quatro jogos (contra Tigre, Fluminense, Palmeiras e Bragantino), o Tricolor não sofreu nenhum gol.

Para se classificar no tempo normal, o São Paulo precisa segurar um placar de 0 a 0 ou garantir a vitória no jogo de volta, que será realizado no Allianz Parque. Se o São Paulo perder por até 1 a 0 ou empatar no placar agregado, a decisão será definida nos pênaltis.

No entanto, o São Paulo apresenta bons números quando joga na casa do rival, incluindo seu desempenho defensivo. O Tricolor não sofreu gols no estádio palmeirense nos últimos dois jogos disputados lá - um pelo Campeonato Brasileiro e o mais recente pelo Campeonato Paulista. No confronto pelo Brasileirão, as equipes se enfrentaram na 32ª rodada e o jogo terminou em um empate sem gols. No campeonato estadual, também houve um empate sem gols durante a fase de grupos do torneio.

Após o empate, o técnico Dorival Júnior destacou a solidez defensiva do São Paulo. O treinador ressaltou que a sequência de jogos sem sofrer gols é resultado de um 'trabalho coletivo'.

- É um trabalho coletivo. Não adianta ter uma última linha sem sofrer gols se não tiver a participação do meio-campo e ataque. O que é importante é que o São Paulo tem lutado muito em cada partida, cada problema que surja estamos procurando soluções internas mesmo e isso tem elevado a confiança de todos. Todo mundo tem jogado, tem participado - disse.

Com exceção do jogo deste final de semana, espera-se que o São Paulo mantenha a mesma estrutura defensiva vista nos últimos jogos, com Rafael no gol. Na zaga, é muito provável que Arboleda seja escalado, especialmente porque foi poupado no jogo em Bragança. Caso Alan Franco não se recupere a tempo, Diego Costa é a opção mais provável. Nas laterais, Dorival deve manter Rafinha e Caio