Futebol

De volta ao Fluminense, Marlon deve lutar por espaço na zaga bem encaixada de Fernando Diniz

Zagueiro acerta seu retorno por empréstimo de um ano

Por Lance! 11/07/2023 10h10
De volta ao Fluminense, Marlon deve lutar por espaço na zaga bem encaixada de Fernando Diniz
Marlon irá brigar por uma vaga na defesa do Fluminense de Fernando Diniz - Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

O Fluminense encaminhou a contratação do zagueiro Marlon e deve encerrar sua atuação na janela de transferências. No elenco de Fernando Diniz, a defesa era tratada como uma prioridade por ser um setor que tornou-se carente devido ao afastamento de Vitor Mendes e a suspensão de Manoel.

Aos 27 anos, o jogador que pertence ao Shakhtar Donetsk retorna ao Tricolor das Laranjeiras após sete anos longe do Rio de Janeiro. O atleta surgiu com grandes expectativas e foi negociado com o Barcelona, mas não conseguiu se firmar no clube catalão e foi negociado com o Sassuolo antes de se transferir para o clube ucraniano.

No Fluminense, Marlon chega com um status de grande nome e o clube realizou uma força-tarefa para concluir a chegada do atleta até o duelo das oitavas de final da Libertadores. No entanto, o jogador precisará lutar por seu espaço, uma vez que a equipe de Diniz possui uma zaga bem sólida com Nino e Felipe Melo.

Enquanto Nino é o capitão e chegou a ser convocado por Ramon Menezes para a Seleção Brasileira, Felipe Melo conseguiu se reinventar ao deixar o setor do meio de campo e assumir o papel de zagueiro devido a lesão de Manoel no início do ano. Além de sua postura sólida na defesa, o camisa 33 também tem a capacidade de fazer lançamentos precisos e tirar seu time do buraco.

No Campeonato Brasileiro, o Fluminense possui a 6ª melhor defesa da competição, embora os números tenham sido muito inflados por conta da dolorosa derrota por 4 a 2 diante do Fortaleza com uma equipe muito modificada por seu treinador. Na Libertadores, o Tricolor sofreu seis gols e está entre os times menos vazados do torneio.

Marlon chega ao clube para lutar por um espaço na equipe titular, principalmente pelo lado ocupado por Felipe Melo, uma vez que Nino é um dos principais ativos do Fluminense e tratado como peça indiscutível na defesa. No entanto, Marlon atuou pouco pelo lado esquerdo no Monza, que contava com a presença de Pablo Marí (canhoto) na região.

Outra alternativa para Fernando Diniz é a modificação de um esquema que vem dando muito certo para conseguir integrar os três zagueiros na equipe titular. Na última temporada europeia, Marlon se acostumou a atuar no 3-5-2 e essa mudança poderia fazer com que Marcelo atuasse mais adiantado e com menos obrigações defensivas.

Se em time que está ganhando não se mexe, o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca, avançou às oitavas de final da Libertadores e está no G-4 do Brasileirão com Nino e Felipe Melo. Mas a relação muito próxima do torcedor com o Marlon e com a alta expectativa gerada pela contratação, o jogador chega com peso e para dar uma dor de cabeça positiva ao treinador.