Palmeiras precisa do segundo turno de 2018 para poder sonhar com o título do Brasileirão
Verdão tem os exemplos de suas campanhas vitoriosas para buscar uma taça que, neste momento, parece impossível
O Palmeiras encerrou o primeiro turno do Brasileirão-2023 com 34 pontos, 13 atrás do líder Botafogo. Embora esteja na segunda posição da tabela, não há exatamente uma perseguição ao primeiro colocado, pois a distância é muito grande. No entanto, como nada é impossível, principalmente para os times de Abel Ferreira, não custa nada sonhar com a remontada. Acontece que o desafio do Verdão é enorme e, antes de torcer para o Fogão tropeçar, será necessário fazer uma campanha praticamente perfeita no segundo turno.
Na era dos pontos corridos, o Alviverde já conquistou três títulos: 2016, 2018 e 2022. Nessas três edições, na segunda metade do campeonato, o clube registrou seus três melhores turnos de sua história na competição. Ou seja, não é à toa que terminou com a taça nas três oportunidades. O time sabe que para ser campeão será preciso algo parecido.
Em 2016, o Palmeiras fechou o primeiro turno na liderança com 36 pontos. Mas para garantir o título, precisou fazer um grande returno marcando 44 pontos (77,2% de aproveitamento). Ao todo, terminou a competição com 80 pontos e a taça na mão.
Já em 2018 o cenário foi bem diferente. Na virada de turno, o Verdão estava na sexta posição com 33 pontos, oito a menos do que líder na época, que era o São Paulo. Parecia uma missão bem complicada, mas ainda assim menos difícil do que a de 2023. Foi preciso fazer um dos melhores turnos da história do Brasileirão para buscar o título: 47 pontos, nenhuma derrota e 82,5% de aproveitamento. Ou seja, 80 pontos no total.
No ano de 2022, o Alviverde terminou o primeiro turno na primeira colocação com 39 pontos, algo já bem expressivo. O segundo turno foi ainda melhor, com 42 pontos. Mesmo assim, não foi o melhor segundo turno do campeonato, uma vez que o Internacional fez 43 pontos. Assim, fazer as 19 rodadas finais com mais de 40 pontos foi essencial para o título.
Podemos perceber que a marca de 80 pontos garantiu esses três troféus para o Palmeiras. Para repetir essa pontuação em 2023, o time de Abel Ferreira terá que, obrigatoriamente, fazer uma campanha de segundo turno com mais de 40 pontos, mais precisamente de 46. Isso significa um aproveitamento de quase 81%. Alvo muito difícil, mas que já foi feito na remontada de 2018.
Além disso, será preciso fugir um pouco à regra, uma vez que com exceção das campanhas de título, o Verdão teve apenas três edições em que o segundo turno teve melhor pontuação do que o primeiro: 2010, 2012 (rebaixamento) e 2014 (quase rebaixamento). Nos campeonatos restantes, a primeira metade foi melhor do que a segunda.
Esse desafio quase impossível terá início neste sábado (19), às 18h30, na Arena Pantanal, contra o Cuiabá, pela 20ª rodada do Brasileirão. A tendência é que Abel Ferreira escale um time alternativo, já que na quarta-feira (23), o Palmeiras estará na Colômbia para enfrentar o Deportivo Pereira, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores.
Últimas notícias
Colisão traseira provoca morte de condutor de quadriciclo na AL-101 Norte, em Maragogi
Suspeito de tentativa de homicídio em Arapiraca é preso durante ação do Pelopes e Rocam
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
