Esportes Mundo

Yago Mateus brilha, Brasil vence Costa do Marfim e avança à segunda fase do Mundial

Seleção brasileira sofre no primeiro tempo, mas avança na Copa do Mundo FIBA

Por Lance! 30/08/2023 10h10
Yago Mateus brilha, Brasil vence Costa do Marfim e avança à segunda fase do Mundial
Brasil venceu a Costa do Marfim e se classificou no mundial de basquete - Foto: Divulgação / CBB

O Brasil teve jogo duro contra a Costa do Marfim, nesta quarta-feira (30), mas contou com grande atuação de Yago Mateus para vencer por 89 a 77 e avançar à segunda fase do Mundial de Basquete. O armador foi o grande destaque da seleção com 24 pontos, 12 assistências e seis bolas do perímetro convertidas em sete tentativas. Agora, o time do técnico Gustavo de Conti vai para o Grupo L ao lado de Canadá, Letônia e Espanha.

Além de Yago, Tim Soares foi bem no triunfo do Brasil sobre a Costa do Marfim no Mundial. O pivô anotou 15 pontos e seis rebotes em 25 minutos. Bruno Caboclo, que foi o principal jogador nos primeiros compromissos do torneio, teve uma marcação especial. Então, o astro da seleção fez um primeiro tempo apagado, sofrendo com marcações duplas.

Ainda assim, no segundo tempo apareceu mais e terminou o duelo com 12 pontos e oito rebotes. Georginho de Paula, que iniciou como titular, foi o último atleta a superar os dois dígitos em pontuação. Assim, terminou com 13 pontos, cinco rebotes e três assistências.

Pela seleção africana, destaques para Cédric Bah, cestinha da equipe com 13 pontos e 13 rebotes. Solo Diabate também fez bom jogo e terminou como segundo maior pontuador da Costa do Marfim: 12 pontos.

O jogo foi duro. Afinal, o Brasil não conseguiu se impor como fez contra o Irã na primeira rodada. Foram muitos erros de ataque. Ao todo, a seleção cometeu 13 turnovers. Além disso, não foi firme na marcação, sobretudo, no primeiro tempo. O adversário, aliás, chegou a vencer o quarto inicial.

No segundo tempo, por outro lado, melhorou nos dois quesitos. As bolas de três foram importantes para que o Brasil conseguisse vantagem confortável pela primeira vez no jogo. A seleção terminou com aproveitamento de 43.8% do perímetro. Ou seja, 14 acertos em 32 tentativas.

Dessa forma, os marfinenses fecham sua participação na Copa do Mundo com uma vitória e duas derrotas. Ou seja, na terceira posição do Grupo G. O Brasil, por sua vez, se classificou à segunda fase na segunda posição, atrás da Espanha. Ao todo, foram duas vitórias, contra Irã e Costa do Marfim. A única derrota, aliás, foi para a seleção europeia.

Agora, a seleção brasileira vai para o Grupo L onde briga novamente por duas vagas às quartas de final do Mundial. Os adversários serão os dois primeiros colocados do Grupo H: Canadá e Letônia. O Brasil volta à quadra no próximo dia 1º de setembro, contra os canadenses, às 10h30 (horário de Brasília).