Yago Mateus brilha, Brasil vence Costa do Marfim e avança à segunda fase do Mundial
Seleção brasileira sofre no primeiro tempo, mas avança na Copa do Mundo FIBA
O Brasil teve jogo duro contra a Costa do Marfim, nesta quarta-feira (30), mas contou com grande atuação de Yago Mateus para vencer por 89 a 77 e avançar à segunda fase do Mundial de Basquete. O armador foi o grande destaque da seleção com 24 pontos, 12 assistências e seis bolas do perímetro convertidas em sete tentativas. Agora, o time do técnico Gustavo de Conti vai para o Grupo L ao lado de Canadá, Letônia e Espanha.
Além de Yago, Tim Soares foi bem no triunfo do Brasil sobre a Costa do Marfim no Mundial. O pivô anotou 15 pontos e seis rebotes em 25 minutos. Bruno Caboclo, que foi o principal jogador nos primeiros compromissos do torneio, teve uma marcação especial. Então, o astro da seleção fez um primeiro tempo apagado, sofrendo com marcações duplas.
Ainda assim, no segundo tempo apareceu mais e terminou o duelo com 12 pontos e oito rebotes. Georginho de Paula, que iniciou como titular, foi o último atleta a superar os dois dígitos em pontuação. Assim, terminou com 13 pontos, cinco rebotes e três assistências.
Pela seleção africana, destaques para Cédric Bah, cestinha da equipe com 13 pontos e 13 rebotes. Solo Diabate também fez bom jogo e terminou como segundo maior pontuador da Costa do Marfim: 12 pontos.
O jogo foi duro. Afinal, o Brasil não conseguiu se impor como fez contra o Irã na primeira rodada. Foram muitos erros de ataque. Ao todo, a seleção cometeu 13 turnovers. Além disso, não foi firme na marcação, sobretudo, no primeiro tempo. O adversário, aliás, chegou a vencer o quarto inicial.
No segundo tempo, por outro lado, melhorou nos dois quesitos. As bolas de três foram importantes para que o Brasil conseguisse vantagem confortável pela primeira vez no jogo. A seleção terminou com aproveitamento de 43.8% do perímetro. Ou seja, 14 acertos em 32 tentativas.
Dessa forma, os marfinenses fecham sua participação na Copa do Mundo com uma vitória e duas derrotas. Ou seja, na terceira posição do Grupo G. O Brasil, por sua vez, se classificou à segunda fase na segunda posição, atrás da Espanha. Ao todo, foram duas vitórias, contra Irã e Costa do Marfim. A única derrota, aliás, foi para a seleção europeia.
Agora, a seleção brasileira vai para o Grupo L onde briga novamente por duas vagas às quartas de final do Mundial. Os adversários serão os dois primeiros colocados do Grupo H: Canadá e Letônia. O Brasil volta à quadra no próximo dia 1º de setembro, contra os canadenses, às 10h30 (horário de Brasília).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
