Boca Juniors elimina o Palmeiras nos pênaltis e vai para a final da Libertadores
Após empate no tempo normal, argentinos levam a melhor nas penalidades no Allianz Parque
O Boca Juniors eliminou o Palmeiras nos pênaltis, nesta quinta-feira (5), e garantiu vaga na final da Libertadores. Após empate no tempo normal em 1 a 1, com gols de Cavani e Piquerez, a decisão foi para os pênaltis, que favoreceram os argentinos, que marcaram quatro vezes contra apenas duas dos brasileiros. Raphael Veiga e Gustavo Gómez perderam para o Verdão, já Cavani perdeu para os Xeneizes.
Com a vitória nos pênaltis, o Boca enfrenta o Fluminense na final da Liberta, que acontece no dia 4 de novembro, no Maracanã.
CINCO LANCES QUE MARCARAM O DUELO
> CERA SEM FIM! O jogo não tinha dois minutos e o goleiro Romero, do Boca Juniors, já demorava uma eternidade para repor a bola. Assim como qualquer bola parada era motivo para pausar a partida e seu ritmo. A torcida desanimava no mesmo passo.
> CAVANI DESENCANTA! Enquanto o Palmeiras tinha enorme dificuldade para chegar perto da área do Boca, o time argentino aproveitava o nervosismo adversário para crescer. E deu certo. Numa dessas escapadas, Merentiel se livrou de Gómez e cruzou na medida para Cavani, que estava em jejum, abrir o placar.
> CRIAS MUDAM O JOGO! Logo na volta do intervalo, Abel Ferreira fez o que toda a torcida pedia e colocou a molecada para jogar. Endrick e Kevin entraram nos lugares de Artur e Marcos Rocha. O efeito foi imediato e com 15 minutos o Verdão jogou mais do que todo o primeiro tempo.
> UM A MAIS E EMPATE! O Palmeiras estava muito melhor no jogo e ficou ainda mais quando Rojo foi expulso pelo segundo amarelo. Em um "ataque contra defesa", Piquerez armou um chute de fora da área e Romero aceitou. 1 a 1 na semifinal.
> VEIGA E GÓMEZ PERDEM PÊNALTI! Dois dos principais jogadores do Palmeiras nos últimos tempos foram os responsáveis por desperdiçar as cobranças de pênaltis do time. Já o Boca, que perdeu com Cavani, fez os outros quatro e venceu a decisão.
PRIMEIRO TEMPO
Apesar da enorme festa da torcida antes de o jogo começar, o Palmeiras desde o apito inicial deu sinais de que não estava embalado e de fato não evoluiu na primeira etapa. O lado esquerdo ficou "cego" e o direito não se entendeu no ataque nem na defesa. E foi por ali que Merentiel superou Gómez e cruzou na medida para Cavani desencantar. Dali em diante, bateu o desespero no Alviverde, que não soube o que fazer e ainda foi presa fácil para a catimba dos argentinos. O time foi para o vestiário sob pedidos de "raça" das arquibancadas.
SEGUNDO TEMPO
Com a entrada de Kevin e Endrick nos lugares de Marcos Rocha e Artur, o Palmeiras melhorou demais e proporcionou um "ataque contra defesa" na segunda etapa. A expulsão de Rojo também ajudou, e logo em seguida Piquerez conseguiu empatar com um gol de fora da área. Mais crias entraram no decorrer da etapa final e a superioridade foi aumentando, mas a bola batia em tudo o que era possível e não entrava. Além disso, a arbitragem deu apenas cinco minutos de acréscimos mesmo com toda a cera argentina. Com o empate, a decisão foi para os pênaltis.
OS PÊNALTIS
O Boca começou perdendo com o desperdício de Cavani, defendido por Weverton. No entanto, o Palmeiras não aproveitou a oportunidade de sair na frente e perdeu com Veiga, que foi seguido por um erro de Gómez, em péssima cobrança. Já os argentinos não perderam mais nenhum e fecharam as penalidades com 4 a 2. Kevin e Piquerez salvaram a safra para os palmeirenses.
O QUE VEM POR AÍ
Eliminado, o Palmeiras perde a chance de disputar sua sétima final de Libertadores e agora foca nos compromissos do Brasileirão, último campeonato que resta no ano. Neste domingo (8), o Verdão recebe o Santos, na Arena Barueri, às 16h (de Brasília). Atualmente, a equipe de Abel Ferreira é a quarta colocada com 44 pontos, oito atrás do líder Botafogo.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 (2) x (4) 1 BOCA JUNIORS
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data e hora: 5/10/2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)
Público e renda: 40.398 torcedores/R$ 4.974.909,22
Cartões amarelos: Luis Guilherme, Raphael Veiga, Gustavo Gómez e Rony (PAL) Romero, Figal, Equi Fernández e Pol Fernández (BOC)
Cartões vermelhos: Rojo, aos 21'/2ºT (BOC)
Gols: Cavani (22'/1ºT) (0-1), Piquerez (27'/2ºT) (1-1)
PÊNALTIS
BOCA JUNIORS: Cavani (perdeu), Valdez Rojas (marcou), Valentini (marcou), Figal (marcou), Pol Fernández (marcou)
PALMEIRAS: Raphael Veiga (perdeu), Gustavo Gómez (perdeu), Kevin (marcou), Piquerez (marcou)
BOCA JUNIORS: Romero; Advíncula, Figal, Rojo e Fabra (Saracchi, aos 36'/2ºT); Pol Fernández, Medina, Equi Fernández e Barco (Valentini, aos 22'/2ºT); Merentiel (Valdez Rojas, aos 9'/2ºT) e Cavani. Técnico: Jorge Almirón.
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Kevin, no intervalo), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho, aos 32'/2ºT), Gabriel Menino (Flaco López, aos 22'/2ºT) e Raphael Veiga; Mayke (Luis Guilherme, aos 32'/2ºT), Artur (Endrick, no intervalo) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
