Futebol

Tite assume ansiedade em estreia e promete ‘preservar historicamente o que é o Flamengo’

Treinador descreveu sentimentos em primeiro jogo pelo Rubro-Negro e definiu objetivos do trabalho

Por Lance! 20/10/2023 10h10
Tite assume ansiedade em estreia e promete ‘preservar historicamente o que é o Flamengo’
Tite fez o seu primeiro jogo no comando do Flamengo - Foto: Divulgação/Flamengo

Tite estreou pelo Flamengo nesta quinta-feira (19), contra o Cruzeiro, e iniciou a nova trajetória com o pé direito, aplicando um 2 a 0 sobre o rival. Ao final do duelo, o técnico se disse feliz com a vitória, analisou a postura da equipe e descreveu como será o time de Adenor.

- Foi muito intenso e vai continuar dessa forma. Entrar dentro de um trabalho e procurar as informações corretas para iniciar o trabalho com a relação de confiança humana. Eu olho para o Fabinho e faço o agradecimento pelas informações. Foi importante para nós, para um trabalho de distribuição de carga para que o atleta tivesse estímulo e 'fresh' para o jogo - disse.

- Orgulho e desafiador o trabalho. É jogo a jogo. Não dá para fugir disso. Se ficar projetando outras situações, vamos perder o foco. É ficar feliz, sem medo de ficar feliz. É ficar contente. Claro que a minha família está contente. Claro que meus dois netinhos estão contentes. Não é desrespeito ao adversário. É comemorar conosco. Não é curtir a dor dos outros. Eu admiro o Zé Ricardo. Uma coisa é a disputa dentro do campo. Outra são as coisas humanas que transcendem. Eu tenho um carinho pelo Ronaldo Fenômeno. Mas agora eu tenho a felicidade de estar em um clube extraordinário que me dá a condição de trabalhar. É um peso a responsabilidade. Mas estou feliz. É muito difícil ganhar do Cruzeiro aqui. Mudou a formatação tática, eles exigiram muito da gente.

Inversão de Everton Ribeiro com Gerson:

- A mudança tática tem aquilo que é o componente nesses últimos três jogos. A equipe se ajustou, se repetiu e ganhou confiança. Eu dei sequência a esse trabalho em cima de dois articuladores. Como no lado esquerdo, a gente precisava de um jogador um pouco mais físico e de retenção e depois uma flutuação do Everton Ribeiro, a gente fez a troca.

- O Cruzeiro começou melhor. Mais acelerado, tendo uma fluência maior. O campo não permitiu uma velocidade maior nossa. Nos primeiros 15 minutos eles colocaram um ritmo muito forte. Nós fomos nos ajustando, colocando ritmo, naquilo que é a característica do Flamengo. Ele gosta de ter a bola. Eu gosto de ter a bola. Então, que agregasse essa qualidade que o time tem - disse antes de continuar:

- Quero fazer um registro: entrar em jogos assim é muito difícil. Os quatro atletas que entraram, entraram muito bem. Isso é muito importante e difícil. Os jogos têm sido muito difíceis. Com exceção do Botafogo que disparou, no bloco alto, uma disputa muito acirrada, embaixo também. Todos poderem dar sua contribuição me deixou muito feliz - encerrou.

Sentimento para a estreia:

Boca seca, perna tremendo, ansiedade. Humanamente, todos esses sentimentos eu continuo tendo.

Lesões:

A lesão do David foi traumática, ele torceu. BH foi câimbra. O DM do Flamengo é de muito alto nível. Quando machuca lá dentro, e eu estou falando do lado formado em educação física, o problema é do técnico e do preparador físico, porque não quantificou cargas suficientes para o atleta se empenhar em alto nível. Às vezes ele não se cuida, pode ter esse componente, mas é da comissão técnica estudar a dosagem e do preparador físico.

Flamengo de Tite:

O Flamengo do Flamengo. Procurei ter a capacidade de preservar aquilo que historicamente é o Flamengo. O que são as características dos jogadores do elenco. O técnico não pode ser supervalorizado, quem tem que ser valorizado é o trabalho todo. Nós, da comissão, temos que potencializar os atletas, e não querendo de vocês um grande reconhecimento. Ajustar engrenagens.

Sequência do Brasileirão:

Próximo jogo é o nosso pensamento. Ficamos felizes pela vitória, mas com serenidade e em paz. A felicidade é muito grande. Papo reto, sem filtro, era muito mais fácil começar o campeonato, mas assim é um desafio. Vai exigir de nós ajustar e evoluirmos enquanto trabalhamos. Os atletas também estão inseridos nisso. Antes, sabia só na frente do palco. Agora, conheci-os no Ninho, nos bastidores.