Futebol

Corinthians x Santos: CBF divulga áudio do VAR de pênalti em Soteldo

Penalidade foi alvo de contestação por parte dos corintianos

Por Lance! 30/10/2023 14h02
Corinthians x Santos: CBF divulga áudio do VAR de pênalti em Soteldo
Soteldo sofreu pênalti polêmico no clássico - Foto: Jefferson Aguiar/Pera Photo Press/Gazeta Press

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a conversa entre o árbitro Anderson Daronco e Wagner Reway, responsável pelo VAR no clássico entre Corinthians e Santos. Os rivais empataram em 1 a 1 no domingo (29), na Neo Química Arena, e o gol do Peixe foi anotado nos acréscimos do segundo tempo, após marcação polêmica de pênalti de Bruno Méndez em Soteldo.

No lance em questão, o camisa 10 santista colocou a bola na frente dentro da área e se enroscou com o uruguaio do Timão. A princípio, Daronco não viu infração, mas mudou a decisão após revisão no vídeo. Na conversa entre os árbitros, o juiz de campo alega que estava encoberto e não conseguiu ver o toque no venezuelano.

O VAR considerou que Bruno Méndez obstruiu a passada de Soteldo e recomendou revisão da jogada, alegando possível pênalti.

Daronco foi ao monitor e concordou com a análise, dizendo que o defensor do Corinthians 'calçou' o adversário com o toque no pé. A decisão do árbitro foi assinalar a penalidade, sem aplicar cartão amarelo. O atacante Mendoza, do Santos, converteu a cobrança e empatou o clássico.

CONFIRA O DIÁLOGO:

Anderson Daronco: Reway, eu não vejo se tem toque no pé. Se tem pisão, eu quero ver. Não vejo se tem o toque no pé porque estou encoberto.

VAR: Tem o toque, agora quero ver por outro ângulo. Quero ver se ele (Soteldo) busca o contato. Não, ele não busca, ele vai para a pisada. Volta um pouquinho mais, me dá um replay. Estou terminando de checar, tá? Tem um contato, só preciso ver como foi. Só um instante.

VAR: Faz o procedimento aí, do tiro de meta. É só aguardar, está checando possível penal.

VAR: Só tem esses dois (ângulos)? O jogador interrompe a passada dele ali, bota o pé onde ele ia passar. Pênalti. Daronco, te recomendo revisão de possível penal, ok? O jogador põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos. Recomendo revisão para possível penal.

Anderson Daronco: Quero escutar, não estou escutando. O que tu quer?

VAR: Recomendo revisão.

Anderson Daronco: Recomenda revisão. Segura, segura.

Anderson Daronco: Estou aqui.

VAR: Vou te mostrar o lance. Primeiro por aquela de baixo primeiro. Ele põe o pé na passada do jogador, ok? Vou te dar outro ângulo de novo, que dá para ver pouco o contato, mas dá para ver o movimento. Aquela de cima. Dá o play.

Anderson Daronco: Com esse toque ele acaba calçando.

VAR: Exatamente. Ele põe o pé na passada do jogador e calça a passada dele.

Anderson Daronco: O jogador número 25 calça na passada. A decisão é tiro penal sem cartão amarelo.

VAR: Ok.