Futebol

Temporada turbulenta do Flamengo termina com ‘prêmio de consolação’ no palco da maior derrota no ano

Mesmo com todo o caos, o Rubro Negro conseguiu o objetivo que restou: a classificação direta para a Libertadores

Por Lance! 07/12/2023 11h11
Temporada turbulenta do Flamengo termina com ‘prêmio de consolação’ no palco da maior derrota no ano
Flamengo encerrou o ano derrotado pelo São Paulo no Morumbi - Foto: Gustavo Motta/Pera Photo Press/Gazeta Press

Do males, o pior... Se o ano do Flamengo foi marcado por diversas turbulências - seja dentro ou fora de campo -, o Rubro-Negro se despede de 2023 com, pelo menos, um dos únicos objetivos que restaram conquistado: a vaga direta na Copa Libertadores.

Um 'prêmio consolação'? Uma das temporadas mais caóticas dos últimos anos terminou com uma derrota contra o time que marcou um dos maiores traumas desta longa lista. No Morumbi, onde o Flamengo foi derrotado na final da Copa do Brasil, perdeu mais uma vez para o São Paulo, na 'última dança do ano'.

Ano que começa com... Vítor Pereira?
A temporada começou com uma grande novidade. Vítor Pereira assumindo o comando do Flamengo, após deixar o Corinthians com uma desculpa que estaria enfrentando 'problemas pessoais', como a sogra doente. Uma passagem pelo Rubro-Negro marcada por pressão, 57% de aproveitamento e um fracasso em todas as competições que participou. Sua história no time foi de coletivas polêmicas até a fatídica derrota do Flamengo para o Fluminense por 4 a 1, no segundo jogo da final do Carioca, que cravou sua demissão. Um começo de ano que mostrava um pouco do que aguardava a temporada do clube. Foram derrotas no estadual, Mundial, na Supercopa e Recopa. Quatro títulos que poderiam mudar tudo que o time escreveu durante 2023.

Sampaoli e futebol virando UFC?
Saí de cena Vítor Pereira e entra Jorge Sampaoli. E em algo quase teatral, o fora de campo começa a esquentar. O treinador chega ao time em abril, logo depois da queda do técnico anterior. Em julho, o clima fica complicado no vestiário, após uma vitória do Flamengo por 2 a 1 em cima do Atlético-MG. Pedro recebeu um soco do ex-preparador físico Pablo Fernández.

Isso porque o argentino não teria gostado da reação de Pedro quando o atleta, que não foi utilizado na partida em questão, sentou no banco após as entradas de Luiz Araújo e Everton Cebolinha. Em um momento de exaltação após ser retrucado, agrediu o atleta. O caso envolveu delegacia e a demissão do profissional.

Mas as brigas não pararam por aí. O centro de treinamento virou um verdadeiro 'ringue', em uma polêmica que desta vez envolveu dois atletas: Gerson e Varela. A agressão surgiu após uma dividida em um treino. Depois da falta cometida pelo brasileiro, o defensor ficou reclamando com Pablo, e Gerson questionou o zagueiro sobre o que Varela estaria reclamando para ele. A dupla foi retirada da atividade e, enquanto se encaminhava para a parte interna das instalações, chegou às vias de fato: o estrangeiro começou a gritar e partiu para cima do central, que devolveu a agressão inicial com um soco no nariz.

E para encerrar a passagem - nada tranquila -, de Sampaoli, o Flamengo perde mais um título. Contra o São Paulo, no Morumbi, viu a Copa do Brasil escapar e coroar a equipe de Dorival Júnior de forma inédita. E a Libertadores? O Rubro-Negro deu adeus para a competição nas oitavas de final do continental. A demissão de Sampaoli aconteceu exatamente quatro dias depois do resultado contra o Tricolor paulista, em um dos dias mais sofridos para a equipe nesta temporada.

Tite chega como um fio de esperança
Depois de tanto caos, restava uma esperança: a chegada de Tite e uma possível conquista do Brasileirão - o único que sobrou para o time. Depois da derrapada do Botafogo, era uma chance de compensar um ano tão complicado. Mas não deu certo. O título ficou para o Palmeiras. Mas, para consolar, o Rubro-Negro se despede da temporada 2023 com a classificação direta para Copa Libertadores, sonhando com um ano mais tranquilo. Um prêmio conquistado no palco que configurou uma das maiores tristezas do ano: o estádio do Morumbi.