Com tropeço contra o Grêmio, Fluminense perde invencibilidade de 14 jogos na Libertadores
Sequência colocou o Tricolor no top-10 maiores invencibilidades da competição
Nesta terça-feira (20), o Fluminense perdeu por 2 a 1 para o Grêmio em mais uma virada relâmpago na temporada. Além do balde de água fria de ter deixado a vantagem escapar, o Tricolor ainda viu cair sua maior invencibilidade na história da Libertadores.
A última derrota do clube carioca na competição continental tinha sido há mais de um ano, contra o River Plate, em Buenos Aires, na fase de grupos da Libertadores de 2023. Na ocasião, o clube argentino venceu por 2 a 0, com gols de Lucas Beltrán e Esequiel Barco, de pênalti.
Desde então, o Tricolor não perdeu mais na competição em que se consagrou campeão inédito. A partir das oitavas de final, foram cinco vitórias e dois empates. A boa campanha se manteve em 2024 durante a fase de grupos, terminando em primeiro lugar e invicto no grupo A.
A sequência histórica encontrou seu fim no Couto Pereira, no jogo de ida das oitavas de final, contra o Grêmio. Apesar de ter saído na frente no placar com gol de Lima, no início do segundo tempo, o Fluminense não segurou a pressão da equipe gaúcha.
O empate veio depois de um pênalti convertido por Reinado após toque de mão de Esquerdinha. Apenas sete minutos depois, o próprio Reinaldo fez o gol da virada em uma cobrança de falta pela esquerda, contando com uma falha de Fábio para consagrar a vitória.
A invencibilidade de 14 jogos na Libertadores colocou o Fluminense em uma lista seleta de top-10 maiores sequências invictas da história da competição disputada desde 1960. Veja:
1º- Palmeiras – 18 jogos;
1º- Atlético-MG – 18 jogos;
3º- Flamengo – 17 jogos;
3º- Sporting Cristal (PER) – 17 jogos;
5º- Palmeiras – 16 jogos;
5º- Corinthians – 16 jogos;
7º- América de Cali (COL) – 15 jogos;
8º- Fluminense – 14 jogos (2023-2024);
8º- Cruzeiro – 14 jogos;
8º- Newell’s Old Boys (ARG) – 14 jogos;
8º- River Plate (ARG) – 14 jogos;