Sem Gabigol e BH: veja as opções de ataque do Flamengo para encarar Cuiabá
Michael é certeza no setor ofensivo, enquanto Plata está praticamente descartado
O Flamengo ainda luta nos bastidores para ter Bruno Henrique contra o Cuiabá, nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília). Só o terá se conseguir efeito suspensivo, algo que o Rubro-Negro já pediu junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Gabigol, ainda afastado pelo departamento de futebol devido a atitudes tomadas após a conquista da Copa do Brasil, é ausência certa.
Bruno Henrique pegou gancho de dois jogos pela expulsão na semifinal da Copa do Brasil. Como o torneio já terminou, ele teria que cumprir mais uma partida na competição subsequente dentro do calendário nacional, que é o Campeonato Brasileiro. Se o efeito suspensivo não for concedido, o Flamengo encara os mato-grossenses sem os dois medalhões do ataque.
O ge então tratou de mostrar aos torcedores que opções Filipe Luís tem para o duelo de quarta.
A certeza
Michael é a única certeza de Filipe Luís para o duelo com o penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro. Depois de a grave lesão no músculo posterior da coxa direita ter lhe exigido um retorno gradual e com controle de minutos criterioso, o camisa 30 voltou a jogar em alto nível e foi peça fundamental nas duas partidas da final da Copa do Brasil.
Antes de ir bem nos jogos com o Atlético-MG, ele já tinha feito um excelente jogo contra o Juventude (4x2), com direito a gol marcado.
Mais uma baixa praticamente certa
Autor do gol do título da Copa do Brasil e de dois na vitória do Equador sobre a Bolívia (4x0), na última quinta-feira, Plata é figura praticamente descartada para o duelo com o Cuiabá. Ele joga nesta terça às 20h (de Brasília) em Barranquilla, cidade colombiana cuja logística de retorno para o Brasil é muito complexa. A missão para tê-lo na Arena Pantanal é praticamente impossível.
O favorito
Lorran é o mais cotado para a função. Jogou como falso 9 em alguns minutos no time profissional, mas na base já desempenhou esse papel por algumas vezes.
Depois de um longo período de poucas oportunidades com Tite, o jovem foi utilizado por Filipe Luís na reta final dos jogos com Cruzeiro (1x0) e Atlético-MG (0x0).
A opção por Lorran também permitiria que o jovem trocasse de posição constantemente com Matheus Gonçalves, algo que deu muito certo na derrota por 3 a 2 para o Grêmio, jogo em que Tite levou apenas garotos. O resultado não foi positivo, mas a dupla teve movimentação muito interessante e levou perigo constante à meta dos gaúchos.
Os azarões
Shola, que fez sua estreia no time profissional já nos acréscimos do empate com o Galo, certamente corre por fora. Seu lado preferido é o esquerdo, por onde Michael costuma se destacar. O nigeriano não tem o hábito de jogar por dentro e é notadamente um extremo.
O meia Guilherme, outro que ficou no banco contra o Galo, também surge como opção ofensiva, mas sua improvável entrada teria de acontecer acompanhada de outras mudanças táticas.
Jovens de férias
Outras opções interessantes e que têm bom poder de finalização dentro do time sub-20, categoria recentemente treinada por Filipe Luís, seriam os atacantes Felipe Teresa e Wallace Yan.
Teresa joga pelo comando do ataque, mas também tem facilidade de atuar aberto pela direita e jogar com o pé trocado (esquerdo). Já Wallace, que sempre foi um meia-atacante mais móvel, tem jogado centralizado. Os dois protagonizaram a jogada que deu ao Flamengo o Intercontinental Sub-20.
Felipe Teresa, aliás, marcou também em seu único jogo na categoria profissional, a derrota por 3 a 2 para o Grêmio, confronto em que Wallace Yan também foi utilizado. A dupla, porém, não pode enfrentar o Cuiabá, já que goza de férias no momento.