CSA

STJD mantém rebaixamento do CSA e nega pedido do Guarani

Tribunal rejeita pedido do Guarani e confirma rebaixamento do CSA para a Série D após erro no jogo contra o Anápolis

Por 7Segundos 05/09/2025 16h04
STJD mantém rebaixamento do CSA e nega pedido do Guarani
STJD decide manter o rebaixamento do CSA e não anula jogo contra o Anápolis, que havia sido questionado pelo Guarani - Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (5), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou o pedido do Guarani de anular o jogo contra o Anápolis, realizado em 21 de julho, pela 13ª rodada da Série C. A decisão implica na manutenção do rebaixamento do CSA para a Série D de 2026, já que o time alagoano tinha interesse na anulação da partida.

O Guarani alegava que a partida foi prejudicada por um erro de direito, após o Anápolis ter jogado parte do tempo com 12 jogadores em campo, devido a uma falha na substituição de João Celeri por Igor Cássio. O lance ocorreu quando o placar já estava 2 a 0 para os goianos, e Celeri acabou se envolvendo em uma jogada defensiva.

Apesar de reconhecer a gravidade do ocorrido, o Pleno do STJD, por unanimidade, entendeu que a falha não alterou o resultado final do jogo. O procurador Eduardo Ximenes reconheceu o erro, mas avaliou que este não teve impacto no placar, enquanto a relatora Mariana Barreiras explicou que se tratou de uma falha de procedimento e não de interpretação das regras.

Com isso, o Anápolis segue com 23 pontos, permanecendo fora da zona de rebaixamento. O CSA, que terminou a primeira fase com 22 pontos, tem seu rebaixamento para a Série D confirmado, juntamente com ABC, Retrô e Tombense.

Por outro lado, o Guarani, que ficou em sétimo lugar com 27 pontos, avança para o quadrangular final da Série C, que começa neste sábado.