Educação

Alunos participam de Olimpíada Internacional de Raciocínio Lógico

Por Redação com Assessoria 10/04/2016 18h06
Alunos participam de Olimpíada Internacional de Raciocínio Lógico
- Foto: Assessoria

A 2º fase classificatória para a VIII Olimpíada de Jogos de Raciocínio Mind Lab teve início na última sexta-feira (8). O torneio representa a coroação do programa Mentes Inovadoras, atualmente desenvolvido em 41 escolas da rede municipal de Maceió. Nesta fase, concorrem duas equipes das escolas de Ensino Fundamental Lindolfo Collor e Silvestre Péricles. Cada equipe é composta por 4 alunos.

O torneio é composto por quatro fases, online e presencial, sendo divididos em duas categorias; uma com alunos do 8º e 9º ano e outra composta pelos estudantes do 4º e 7º ano. A partir desses resultados será definida a equipe que, pela primeira vez, representará Alagoas no torneio nacional, que acontecerá em Junho, em São Paulo. Ao final da participação na capital paulista, a 4º e última fase do torneio acontecerá no mês de junho, na Grécia, onde apenas uma equipe representará o Brasil.

A parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Mind Lab remete a 2013, quando o programa foi implantado em 13 escolas da rede em fase experimental. Desde então, o trabalho em conjunto tem dado excelentes resultados, colaborando, também, com a elevação do IDEB. As atividades realizadas na sala de aula compreendem jogos interativos de raciocínio lógico, matemática, entre outros. Cada aluno recebe um Kit com um jogo, que pode ser levado para casa. Já os professores passam por formações contínuas e são supervisionados mensalmente pela equipe técnica do programa.

O Mentes Inovadoras propõe a formação integral dos alunos por meio de metodologia aplicada e de acordo com a realidade do município. Segundo a gestora do programa em Alagoas, Fabiana Coelho, o escopo do programa é despertar na criançada o pensamento criativo e o espírito de competição saudável. Além disso, eles aprendem a tomar decisões e lidar com emoções e conflitos, essenciais na construção da cidadania.

“O aprendizado que eles absorvem por meio das atividades e interação desenvolvidas, refletem no desempenho da criança na escola e no comportamento em casa. Nós buscamos resgatar a autoestima desses pequenos para enfrentar os desafios cotidianos. É muito prazeroso”, relatou Fabiana.

A pequena Rosi Mirelly, aluna do 7º ano da escola Silvestre Péricles, é a única menina entre os classificados para esta etapa. Ela revela a alegria em participar do programa e poder competir com outros estudantes: “Eu gosto muito de participar. Não importa o resultado, pois o mais importante foram as coisas que eu aprendi e que aprenderei”, contou.

Muito além da vitória, do prêmio, do reconhecimento e até mesmo do estímulo ao estudo, as Olimpíadas de Jogos de Raciocínio preparam os jovens para os desafios externos ao universo escolar por meio do exercício que desenvolvem habilidades socioemocionais, cognitivas e éticas.