Programa da Uneal promove Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária

Em alusão à denúncia sobre o massacre ocorrido em Eldorado dos Carajás - ocorrido em 1996 -, no Pará, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em parceria com professores, alunos e os movimentos sociais, promove atividades conjuntas com a terceira edição nacional da Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária.
O evento está programado para acontecer nos dias 15, 16 e 23 próximos, com atividades no Campus I da Uneal, em Arapiraca, e na cidade de Girau do Ponciano, no Agreste alagoano. A iniciativa do envolvimento da universidade aconteceu por meio do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo).
No dia 15, as atividades acontecerão no Assentamento Dom Hélder Câmara (Polo Tempo-Comunidade do Procampo) e no Campus I da Uneal.
A finalidade do evento é criar canais de diálogo nos espaços da universidade e, assim, debater questões que envolvam a luta pela Reforma Agrária e a construção de um projeto popular para o país.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia 15, no Campus I. Todos os participantes receberão certificados de participação de cinco horas.
De acordo com a coordenação do Procampo/Uneal, podem participar do evento, além dos estudantes do programa, os demais de qualquer curso de graduação da Uneal.
Tema central
“A violência do campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás – As castanheiras lembram e você?", é o tema central da jornada em sua terceira edição.
Durante o evento, serão realizadas místicas, roda de diálogos, discussões, exibição de filmes e um sarau de poesias com alunos do Procampo/Uneal.
Jornada
De acordo com o coordenador do Procampo/Uneal, professor Jhonatan David Santos das Neves, “a jornada universitária vem reafirmar a essência do Procampo junto aos movimentos sociais e com os povos do campesinos, e ainda mais nessa terceira edição que trata da violência do campo no Brasil, por meio da memória ao massacre em Eldorado dos Carajás”.
A experiência surgiu de uma demanda do Movimento dos Sem-Terra (MST), que, em reunião com professores e representantes de algumas universidades do país, construíram nessas instituições a Jornada em Defesa da Reforma Agrária, sempre programadas para o mês de abril.
Últimas notícias

Operação cumpre 34 mandados contra tráfico e comércio ilegal de armas no Sertão de AL

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
