Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre riscos da interação medicamentosa
Misturar medicamentos com bebidas é perigoso? E com leite? Para tirar essas e outras dúvidas a Vigilância Sanitária Estadual orienta a população como evitar riscos à saúde. Primeiro passo que deve ser adotado é adquirir o remédio em farmácias credenciadas, evitando falsificações que podem não gerar os efeitos desejados ou ainda provocar reações adversas.
O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, explicou que a interação medicamentosa é uma reação observada à administração de uma combinação de medicamentos, alimentos, bebidas ou agentes químicos que divergem dos efeitos esperados.
“O paciente deve seguir à risca as orientações médicas, respeitando o horário, dosagem e forma de administração de cada remédio”, destacou Bezerra. O diretor alertou ainda que a interação medicamentosa errada representa um dos maiores problemas de saúde para a população podendo causar alergias, intoxicações, convulsões, dores, coma e até o óbito.
Os medicamentos podem interagir com outros medicamentos, alimentos, bebidas alcoólicas e qualquer agente químico. “A mistura pode diminuir, anular ou potencializar os efeitos do remédio”, alertou. Paulo Bezerra lembrou ainda que todo remédio possui efeitos colaterais e que o médico transcreve uma receita avaliando os ganhos em relação aos efeitos adversos.
Exemplos – Um dos exemplos mais comuns de interação incorreta de medicamentos está na mistura de anticoncepcionais com antibióticos que podem diminuir o poder de ação dos anticoncepcionais. “As mulheres devem sempre informar aos seus médicos que remédios estão utilizando para evitar situações como essa”, ressaltou o diretor.
Outra mistura que diminui a ação do medicamento é a de antibióticos com antiácidos. Paulo Bezerra lembrou que além da mistura de remédios o paciente deve observar a combinação com alguns tipos de alimentos.
“Remédios à base de tetraciclina não devem ser misturados com leite que tem o poder de cortar o efeito da medicação. Outro erro comum é a mistura de antifúngicos com alimentos gordurosos que potencializam a ação da droga podendo causar danos à saúde”, lembrou.
O álcool também é um fator de risco na sua interação com medicamentos devendo ser evitado especialmente na mistura com antibióticos, antidepressivos. A psiquiatra Rosimeire Rodrigues reforçou o alerta sobre essa combinação perigosa. Ela ressalta que o álcool atua no sistema nervoso modificando o comportamento.
“A interação do álcool com antidepressivos pode provocar comportamentos extremos e imprevisíveis. Além disso, o álcool pode ampliar os sintomas da depressão no dia seguinte ao consumo”, destacou a médica reforçando, ainda, que por medida de segurança o álcool não deve ser consumido em conjunto com nenhum tipo de medicamento.
Paulo Bezerra destacou que o paciente deve expor todas as suas dúvidas ao seu médico que vai orientá-lo sobre como proceder durante o tratamento. “Antes da utilização de um remédio o paciente deve informar ao seu médico todos os medicamentos que utiliza, sejam eles sintéticos, fitoterápicos ou chás, por mais simples que possam parecer”, lembrou.
Cuidados na direção – O motorista também deve observar os efeitos de determinadas substâncias antes de assumir a direção de um veiculo. De acordo com Paulo Bezerra, todo motorista deve estar com a sua coordenação motora, acuidade visual e auditiva, percepção de perigo, autocontrole e senso de responsabilidade.
“Drogas como sedativos, anti-histamínicos e analgésicos afetam os reflexos e a percepção da pessoa. O motorista deve esperar até o efeito da droga se dissipar completamente para dirigir”, explicou, destacando ainda que o consumo de álcool antes de dirigir é um crime, previsto no código penal, coloca em risco a integridade física do motorista, passageiros e pedestres.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
