Vigilância Sanitária Estadual alerta sobre riscos da interação medicamentosa
Misturar medicamentos com bebidas é perigoso? E com leite? Para tirar essas e outras dúvidas a Vigilância Sanitária Estadual orienta a população como evitar riscos à saúde. Primeiro passo que deve ser adotado é adquirir o remédio em farmácias credenciadas, evitando falsificações que podem não gerar os efeitos desejados ou ainda provocar reações adversas.
O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, explicou que a interação medicamentosa é uma reação observada à administração de uma combinação de medicamentos, alimentos, bebidas ou agentes químicos que divergem dos efeitos esperados.
“O paciente deve seguir à risca as orientações médicas, respeitando o horário, dosagem e forma de administração de cada remédio”, destacou Bezerra. O diretor alertou ainda que a interação medicamentosa errada representa um dos maiores problemas de saúde para a população podendo causar alergias, intoxicações, convulsões, dores, coma e até o óbito.
Os medicamentos podem interagir com outros medicamentos, alimentos, bebidas alcoólicas e qualquer agente químico. “A mistura pode diminuir, anular ou potencializar os efeitos do remédio”, alertou. Paulo Bezerra lembrou ainda que todo remédio possui efeitos colaterais e que o médico transcreve uma receita avaliando os ganhos em relação aos efeitos adversos.
Exemplos – Um dos exemplos mais comuns de interação incorreta de medicamentos está na mistura de anticoncepcionais com antibióticos que podem diminuir o poder de ação dos anticoncepcionais. “As mulheres devem sempre informar aos seus médicos que remédios estão utilizando para evitar situações como essa”, ressaltou o diretor.
Outra mistura que diminui a ação do medicamento é a de antibióticos com antiácidos. Paulo Bezerra lembrou que além da mistura de remédios o paciente deve observar a combinação com alguns tipos de alimentos.
“Remédios à base de tetraciclina não devem ser misturados com leite que tem o poder de cortar o efeito da medicação. Outro erro comum é a mistura de antifúngicos com alimentos gordurosos que potencializam a ação da droga podendo causar danos à saúde”, lembrou.
O álcool também é um fator de risco na sua interação com medicamentos devendo ser evitado especialmente na mistura com antibióticos, antidepressivos. A psiquiatra Rosimeire Rodrigues reforçou o alerta sobre essa combinação perigosa. Ela ressalta que o álcool atua no sistema nervoso modificando o comportamento.
“A interação do álcool com antidepressivos pode provocar comportamentos extremos e imprevisíveis. Além disso, o álcool pode ampliar os sintomas da depressão no dia seguinte ao consumo”, destacou a médica reforçando, ainda, que por medida de segurança o álcool não deve ser consumido em conjunto com nenhum tipo de medicamento.
Paulo Bezerra destacou que o paciente deve expor todas as suas dúvidas ao seu médico que vai orientá-lo sobre como proceder durante o tratamento. “Antes da utilização de um remédio o paciente deve informar ao seu médico todos os medicamentos que utiliza, sejam eles sintéticos, fitoterápicos ou chás, por mais simples que possam parecer”, lembrou.
Cuidados na direção – O motorista também deve observar os efeitos de determinadas substâncias antes de assumir a direção de um veiculo. De acordo com Paulo Bezerra, todo motorista deve estar com a sua coordenação motora, acuidade visual e auditiva, percepção de perigo, autocontrole e senso de responsabilidade.
“Drogas como sedativos, anti-histamínicos e analgésicos afetam os reflexos e a percepção da pessoa. O motorista deve esperar até o efeito da droga se dissipar completamente para dirigir”, explicou, destacando ainda que o consumo de álcool antes de dirigir é um crime, previsto no código penal, coloca em risco a integridade física do motorista, passageiros e pedestres.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
