Política

Manifestações a favor e contra o impeachment foram pacíficas em Maceió, afirma Polícia Militar

Por Redação com assessoria 18/04/2016 17h05

A Polícia Militar de Alagoas não registrou nenhuma ocorrência relacionada às manifestações populares durante atos a favor e contra o impeachment ocorrido neste domingo (17), em Maceió. O evento reuniu cerca de 8.000 pessoas na orla da Pajuçara e no antigo Alagoinhas.

Para garantir a segurança dos manifestantes, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) organizou um forte esquema de segurança para coibir a presença de vândalos e assegurar o direito constitucional de livre expressão da população. 311 policiais militares estiveram atuando desde as primeiras horas da tarde para garantir o direito de manifestação que se encerrou por volta da meia noite.

Durante todo o dia, guarnições do BPTran com apoio de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) desviavam o fluxo do trânsito no entorno do Iate Clube e Alagoinhas. Todo o aparato policial foi orientado diretamente pelo comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio que estava acompanhado do Secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, e do comandante do Policiamento da Capital, coronel Wilson Silva.

Unidades da PM como a Radiopatrulha, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Regimento de Polícia Montada (RPMont) e outras unidades estiveram em pontos estratégicos para uma possível necessidade de intervenção.

De acordo com o major Marcelo Souza, coordenador do policiamento, a manifestação ocorreu de forma ordeira e pacífica, sem necessidade de nenhuma intervenção dos militares. “O povo alagoano deu uma lição de como fazer uma manifestação pacífica. Não houve badernas e as ruas foram utilizadas pelos manifestantes para demonstrar a sua opinião e não para destruir o patrimônio público e privado”, destacou o oficial.