Recife está entre as 40 cidades mais violentas do mundo; Maceió ocupa a 18ª posição

O Recife está na lista de cidades mais violentas do mundo. Os dados foram divulgados pela organização não governamental Segurança, Justiça e Paz (SJP), do México. Entre as 50 cidades que compõem o ranking, a capital pernambucana ocupa a 37ª colocação, com 1.492 homicídios durante o ano de 2015. Entre as 21 cidades brasileiras da lista, a capital pernambucana está no 14º lugar.
Para elaborar o ranking, a ONG analisou as mortes violentas ocorridas no ano passado em 50 cidades com mais de 300 mil habitantes e o número de assassinatos por cada 100 mil habitantes. A colocação da capital pernambucana ainda representa uma queda em relação ao ano de 2014, quando ocupou a 29ª posição, com um total de 1.518 homicídios durante o ano.
Nordeste tem 11 cidades entre as mais violentas do mundo
O Brasil é o país com mais cidades presentes no ranking: das 50 cidades mais violentas, 21 estão no país e 40 na América do Sul. Além do Recife, outras cidades nordestinas apresentam dados ainda mais alarmantes. Cinco cidades da região estão entre as 20 cidades mais violentas do mundo: Fortaleza (12º lugar), Natal (13º lugar), Salvador (14º lugar), João Pessoa (16º lugar) e Maceió (18º lugar). Além disso as nordestinas, Teresina, Feira de Santana, Aracaju, Vitória da Conquista e Campina Grande também ocupam lugares na lista. Representantes das demais regiões, estão Cuiabá, Manaus, Belém, Goiânia, Vitória, Campo dos Goytacazes, Porto Alegre, Curitiba e Macapá.
Ranking de Segurança Pública
Em setembro do ano passado, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública utilizou dados referentes a 2014 para também analisar a ocorrência de crimes violentos letais intencionais (CVLI), com o objetivo de mapear da violência. Na ocasião, Recife foi considerada a capital menos violenta do Nordeste, com 23 homicídios a cada 100 mil habitantes, mas ainda assim a 18ª capital mais violenta do país.
Últimas notícias

Acidente grave é registrado na noite desta quinta-feira (15), em Palmeira dos Índios

Colisão entre moto e carro deixa vítima ferida na rodovia AL-220, em Arapiraca

Mulher é presa por tentar matar o companheiro no município de Igreja Nova

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
