Emoção marca formatura de promoção dos alunos do Colégio Tiradentes
O toque da corneta rompeu o silêncio que dominava o pátio de formatura do Colégio da Polícia Militar (CPM), na manhã desta quarta-feira (27). Familiares e amigos que compõem o Colégio Tiradentes buscavam ansiosos identificar seus parentes no pelotão de alunos que adentrava ao local da solenidade. Em forma e entoando a canção do colégio, 37 alunos foram promovidos às graduações de cabo até o posto de major-aluno.
A formatura é o reconhecimento à dedicação destes alunos pelo mérito intelectual, comportamento e participação nas atividades escolares desenvolvidas na unidade de ensino. O evento já tradicional no calendário do CPM, ocorre anualmente e reflete a interação entre a comunidade estudantil, familiares e militares numa trajetória de sucesso marcada pelos resultados positivos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além dos crescentes índices de aprovação em universidades.
A identificação por patentes visa incentivar nos alunos à disciplina do mundo castrense, tanto na questão do estudo quanto no comportamento. De soldado ao coronel-aluno, conforme notas registradas no boletim, comportamento avaliado pelo corpo docente e série cursada, os discentes mais antigos devem servir como exemplo e motivação para todo o corpo estudantil.
Wedja Marcela, mãe do 1º tenente-aluno Moacir Neto e aniversariante do dia, não segurou as lágrimas e a todo momento buscava o melhor ângulo para registrar a presença do filho entre os promovidos. “O Colégio Tiradentes pra mim é tudo, a base de formação do meu filho foi feita aqui, onde ele estuda desde os 9 anos. Vê-lo marchando e sendo destaque na escola despertou em mim muitas emoções, lembrei da luta em conseguir uma vaga e da mudança positiva no comportamento dele. Como aniversariante não teve presente melhor, pois tive a certeza de que estou no caminho certo para a formação de um homem de bem”, declarou.
O tenente-coronel Carlos Azevedo, diretor-geral do CPM, enalteceu a parceria da instituição com a comunidade estudantil e o apoio dos pais no processo educacional. “Educar é um processo coletivo, pois ninguém vive sozinho. Começando pela família, a consciência em formar pessoas que pensam e desejam uma vida melhor é primordial para a edificação dos valores morais e sociais na sociedade que vivemos. Como trata a canção de nosso colégio, temos a missão de preparar nossos alunos com honra e liberdade para o futuro. A família CPM une militares, profissionais da educação, pais e alunos para a edificação de uma nova Alagoas”, ressaltou.
A solenidade contou com a participação do tenente-coronel Thúlio Emery, subcomandante da APMSAM, tenente-coronel Maxwell Santos, chefe da Assessoria de Comunicação, major Bertoldo Romeiro, da Diretoria de Ensino, professor Roberval Ferreira, da 1ª Gerência Regional de Educação, além dos majores Valdécio Nascimento, Marcelo Nogueira, Thompson Olegário e o capitão Fabiano Torquato.
Últimas notícias
[Vídeo] Retorno do Ano Novo provoca congestionamentos nas estradas do litoral norte e sul de Alagoas
Terremoto de magnitude 6,5 atinge o México
[Vídeo] Dupla em motocicleta rouba moto e celulares em Fernão Velho, em Maceió
Motociclista fica ferido após se envolver em acidente no município de Arapiraca
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
