Consumidor maceioense pretende gastar de R$ 51 a R$ 100 no Dia das Mães, aponta pesquisa
Para o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, o Dia das Mães vai ser positivo para o comércio

O consumidor maceioense pretende gastar de R$ 51 a R$100 com o presente para o Dia das Mães de 2016. Os dados fazem parte da pesquisa do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), divulgados na tarde desta quarta-feira (27).
Vestuário, perfume e cosméticos aparecem no topo da lista de presentes, representando 51% da preferência dos filhos. Bolsas e acessórios aparecem como segunda opção de presente, com 19,7% da preferência. Já as joias e bijuterias, aparecem em terceiro lugar, com 10,5% da preferência deles.
Apesar da crise econômica, os ticket médio de compra do consumidor maceioense é a seguinte: cerca de 31,7% dos entrevistados querem gastar até R$ 50; 26,5% entre R$ 51 e R$ 100; 10,1% entre R$ 151 e R$ 200. Apenas 3,6% pretendem gastar acima de R$ 400.
Os locais mais procurados para realizar as compras serão os shoppings, com 74,3% da preferência, lojas do Centro de Maceió, 9,9%, e lojas de rua/bairro/galerias com 6,2%. A pesquisa aponta que 52,8% dos entrevistados vão pagar suas compras com cartão de crédito. Em seguida, à vista/dinheiro, com 36,6% e à vista/cartão de débito, 10,4%.
A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de abril. A técnica de coleta de dados foi a de entrevista pessoal individual aplicada com base em questionário estruturado desenvolvido pelo núcleo de pesquisa do IFEPD/AL. O tamanho mínimo da amostra estimado foi determinado em 495 entrevistados em Maceió, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%.
Perfil dos entrevistados
Do total de entrevistados, 52% são do sexo feminino e 48% do masculino. A maioria dos entrevistados tem idade entre 18 e 24 anos (30%). Em relação à escolaridade, cerca de 35% possui o nível superior completo. Quanto à renda dos entrevistados, 35% recebem entre dois a cinco salários mínimos.
Para o presidente da Fecomércio, Wilton Malta, o Dia das Mães vai ser positivo para o comércio porque os dados da pesquisa já mostram uma inclinação para as compras. “A demanda vai aumentar porque essa data é a segunda melhor do ano e movimenta toda uma cadeia econômica da venda de produtos do comércio e serviços em bares e restaurantes”, explicou.
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