Nesta quinta-feira: Alagoas inicia etapa 2016 do Pacto Nacional pela Alfabetização
Alagoas inicia, nesta quinta-feira (28), o ciclo 2016 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal assumido pelos estados brasileiros para a plena alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
A solenidade acontece a partir das 9h, no Maceió Mar Hotel, com a presença de secretários municipais de Educação, gerentes regionais de Educação e técnicos pedagógicos das redes estadual e municipais.
Em dezembro de 2015, Alagoas e demais estados nordestinos firmaram termo de adesão para a nova versão do PNAIC, que trouxe um olhar diferenciado para a região, por esta apresentar os piores índices relativos à alfabetização de crianças. No mesmo mês, o ministro Aloizio Mercadante veio a Alagoas para o lançamento e adesão formal do estado ao Pacto.
À época, o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, falou da importância do envolvimento de toda a comunidade educacional e da parceria com os municípios alagoanos na execução do programa. “Os índices educacionais não refletem redes isoladas, mas toda Alagoas. O compromisso de mudar esta realidade é de todos”, frisou.
Execução - A ideia é que, a partir de 2016, o pacto comece a ser executado com a formação de professores do Ensino Fundamental menor, tendo como foco a alfabetização e letramento de crianças.
“Nessa nova etapa, além das ações já previstas, como a formação dos professores, coordenadores locais e orientadores de estudos, teremos ênfase na gestão do Pacto. Serão fortalecidas as estruturas estaduais de gestão regional, intensificando a cooperação entre estados e municípios na coordenação das ações do Programa”, contou a coordenadora estadual do PNAIC, Tereza Neuma Barbosa.
Formação - A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) permanece como instituição formadora dos orientadores de estudo, os quais, posteriormente, transmitirão o conteúdo para os professores alfabetizadores de suas regiões.
Este ano, o PNAIC também terá uma articulação com os programas Mais Educação e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID. Isso deve ao fato de que muitos alunos chegam ao 4º ano ainda apresentando dificuldades de leitura e escrita.
“Por isso, os orientadores de estudo trabalharão com os professores alfabetizadores, que lecionam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e também com as equipes destes dois programas, as quais atuarão em um acompanhamento pedagógico com as turmas de 4º ao 9º ano, adiantou Tereza Neuma.
Últimas notícias
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
