Nesta quinta-feira: Alagoas inicia etapa 2016 do Pacto Nacional pela Alfabetização
Alagoas inicia, nesta quinta-feira (28), o ciclo 2016 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), compromisso formal assumido pelos estados brasileiros para a plena alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
A solenidade acontece a partir das 9h, no Maceió Mar Hotel, com a presença de secretários municipais de Educação, gerentes regionais de Educação e técnicos pedagógicos das redes estadual e municipais.
Em dezembro de 2015, Alagoas e demais estados nordestinos firmaram termo de adesão para a nova versão do PNAIC, que trouxe um olhar diferenciado para a região, por esta apresentar os piores índices relativos à alfabetização de crianças. No mesmo mês, o ministro Aloizio Mercadante veio a Alagoas para o lançamento e adesão formal do estado ao Pacto.
À época, o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, falou da importância do envolvimento de toda a comunidade educacional e da parceria com os municípios alagoanos na execução do programa. “Os índices educacionais não refletem redes isoladas, mas toda Alagoas. O compromisso de mudar esta realidade é de todos”, frisou.
Execução - A ideia é que, a partir de 2016, o pacto comece a ser executado com a formação de professores do Ensino Fundamental menor, tendo como foco a alfabetização e letramento de crianças.
“Nessa nova etapa, além das ações já previstas, como a formação dos professores, coordenadores locais e orientadores de estudos, teremos ênfase na gestão do Pacto. Serão fortalecidas as estruturas estaduais de gestão regional, intensificando a cooperação entre estados e municípios na coordenação das ações do Programa”, contou a coordenadora estadual do PNAIC, Tereza Neuma Barbosa.
Formação - A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) permanece como instituição formadora dos orientadores de estudo, os quais, posteriormente, transmitirão o conteúdo para os professores alfabetizadores de suas regiões.
Este ano, o PNAIC também terá uma articulação com os programas Mais Educação e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID. Isso deve ao fato de que muitos alunos chegam ao 4º ano ainda apresentando dificuldades de leitura e escrita.
“Por isso, os orientadores de estudo trabalharão com os professores alfabetizadores, que lecionam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e também com as equipes destes dois programas, as quais atuarão em um acompanhamento pedagógico com as turmas de 4º ao 9º ano, adiantou Tereza Neuma.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
