Governador assina decreto que regulamenta Lei Anticorrupção no Estado
O governador Renan Filho assina, nesta quinta-feira (5), às 9h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, decreto que regulamenta, no âmbito do Poder Executivo Estadual, a Lei Anticorrupção, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública. Na oportunidade, o governador também assina a Lei da Transparência que regulamenta o acesso à informação pública no Estado de Alagoas.
A Lei Federal nº 12.846/2013, visa combater os atos lesivos à administração pública, em âmbitos administrativo e civil, que possam ser praticados por pessoas jurídicas. Já a Lei da Transparência é um instrumento que fortalece o controle social dando visibilidade a qualquer informação pública.
A Lei também determina que todo órgão da administração pública tenha o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), bem como a indicação de um servidor responsável pelas atividades do serviço.
Após a assinatura, será aberta a Exposição Itinerante – Contabilidade, um Balanço da História. De 5 de maio a 15 de junho, profissionais, estudantes, professores da área contábil e a sociedade em geral poderão conferir a exposição, que conta a história da Contabilidade no Brasil. O momento é uma alusão ao Dia do Contabilista, comemorado no dia 25 de abril.
Os visitantes poderão assistir à palestra do auditor-fiscal Clovis Peres, atual supervisor nacional do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) da Receita Federal do Brasil, que vai proferir palestra sobre o tema Sped, sistema significante para o momento atual da contabilidade. A ideia é falar sobre os avanços tecnológicos que subsidiam os governos, sendo o contabilista um elo entre o Fisco e o contribuinte.
De acordo com a controladora geral, Maria Clara Bugarim, o momento propõe uma visita à história desde os primórdios até a atualidade.
A exposição também tem finalidade pedagógica e o intuito de gerar pesquisa na área da Contabilidade. Atualmente, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade, o Brasil conta com mais de 500 mil contadores, sendo 194 mil técnicos de Contabilidade, em todo o território nacional.
Em Maceió, a proposta para contar a história da Contabilidade foi concebida e desenvolvida a partir das salas: História Monetária, Ambiente do Contador, Sala da Presidência, Registro, Personalidades, Tecnologia, Profissional e Ensino. Cada Sala traz um conjunto de artefatos, objetos, imagens que visam apresentar o tema proposto para cada ambiente. Os itens são acompanhados de pequenos textos que ajudam na compreensão do visitante.
A Exposição Itinerante é uma realização da Academia Brasileira de Contabilidade (Abracicon), com apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Essa iniciativa foi criada a partir de um acervo do Museu existente na sede do Conselho Federal, em Brasília.
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
