Primeiro júri por videoconferência de AL é realizado nesta sexta-feira (6)
A Comarca de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas, realizou, nesta sexta-feira (6), o primeiro júri popular por videoconferência, em Alagoas, com um réu que encontra-se preso no estado de São Paulo. Conduzido pelo magistrado José Eduardo Nobre, o julgamento marca uma nova era tecnológica na Justiça alagoana. O preso foi levado para uma penitenciária feminina, onde o sistema de videoconferência pode ser instalado. O magistrado José Eduardo explicou os desafios enfrentados para concretizar o julgamento.
“É uma experiência inovadora e até um pouco ousada. Foi um trabalho árduo para que pudéssemos quebrar todas as barreiras tecnológicas existentes para a realização da sessão, tivemos de deprecar a Comarca de Pirajuí de São Paulo com o auxílio da Justiça local para que o preso fosse transferido para um local onde houvesse a videoconferência. Tivemos que conectar o setor de Tecnologia do nosso Tribunal com a Tecnologia de São Paulo para que fossem quebradas todas as barreiras tecnológicas para conectar os sistemas e trazer essa videoconferência para o Tribunal do Júri. Eu nunca tinha feito algo dessa natureza.”
Instituído no dia 02 de março deste ano, o sistema de videoconferência visa garantir celeridade e segurança no julgamento de processos criminais, dispensando a presença física do réu na unidade judiciária, seja para realização de oitivas ou julgamentos. Antes da implantação, muitas pautas eram suspensas devido à ausência do réu por problemas no transporte.
Menos remarcação de audiências com uso da tecnologia
“A vantagem é total, com o sistema de videoconferência já reduzimos a praticamente zero o número de remarcação de audiências em razão do não comparecimento dos réus, o que era um problema constante aqui em nosso Estado pela ausência de efetivo para a escolta. E nesse caso específico, como o preso está em outro estado da federação, em São Paulo havia um problema muito grande para recambiá-lo para o Estado de Alagoas para acompanhar todo o desenrolar do processo.
Com essa tecnologia, nós conseguimos trazer a presença do acusado, ainda que não fisicamente, para acompanhar o julgamento perante o Tribunal do Júri”, disse o magistrado José Eduardo. O promotor de Justiça Adriano Jorge Correia também avaliou como positiva a utilização da tecnologia para dar mais celeridade aos julgamentos.
“Não é a primeira vez que trabalhamos com a videoconferência, uma vez que já vinhamos fazendo esse tipo de audiência em processos aqui do estado, mas o julgamento pelo Tribunal do Júri essa é a primeira vez que nós fazemos. E é uma experiência boa porque evita custos para o estado com o deslocamento do réu, evita deslocamento o que implica em segurança não só para o réu, mas também para a população dependendo do réu”, disse.
Dois meses após a implantação do projeto, relatório apresentado ao presidente Washington demonstrou que o número de cancelamento caiu pela metade. Atualmente, todas as varas criminais do estado e o próprio Tribunal contam com a nova tecnologia. Para as audiências acontecerem, foram implantados dois pontos no Presídio do Agreste e três no Núcleo Ressocializador da Capital.
Sistema de Marcação de Videoconferências
A fim de evitar possíveis congestionamentos durante as audiências virtuais, a Diretoria de Tecnologia da Informação do TJ/AL lançou, ainda em março, o Sistema de Marcação de Videoconferências (Simavi). Ele permite que os magistrados agendem as videoconferências entre as unidades judiciárias e o sistema prisional.
O projeto, que para ser implantado levou em consideração o Código de Processo Penal (CPP) e a Resolução nº 105 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), custou R$ 3 milhões ao Poder Judiciário. O réu, Amaro Genuíno Neto, está preso em São Paulo. Ele é acusado de ter assassinado a golpes de facão Nivaldo Manoel da Silva, em abril de 2011, no município de Jacuípe (AL).
Na denúncia oferecida à Justiça pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) contra Amaro, afirma que o crime foi motivado por suposta briga entre o denunciado e a vítima. Irritado com a situação, o réu armou-se com um facão aplicou golpes na vítima, que veio a falecer.
Ele está sendo julgado por homicídio simples. O júri será conduzido pelo magistrado José Eduardo Nobre, que responde pela 1ª Vara da Comarca, às 9h, no Fórum de Porto Calvo, localizado no Centro da Cidade.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
