Panama Papers: Mossak Fonseca processa Consórcio Internacional de Jornalistas
O escritório de advogados Mossak Fonseca, que está no centro do caso conhecido como Panama Papers, anunciou hoje (11) que vai processar o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação por ter divulgado a sua base de dados.
“Como empresa responsável e que respeita a liberdade de imprensa, temos tentado comunicar para evitar uma ação judicial. No entanto, o consórcio obriga-nos a iniciar ações legais para nos proteger daqueles atos”, diz, em comunicado, a Mossak.
Investigação feita por uma centena de jornais em todo o mundo sobre 11,5 milhões de documentos revelou bens em paraísos fiscais de 140 líderes políticos ou personalidades públicas.
O conjunto de documentos, denominado Panama Papers (Papéis do Panamá), provém da empresa panamenha de advogados Mossack Fonseca.
Segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que reuniu para este trabalho 370 profissionais de mais de 70 países, mais de 214 mil entidades offshore (abertas em paraísos fiscais) estão envolvidas em operações financeiras em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.
O consórcio divulgou segunda-feira (9), em sua página na Internet, os documentos a que teve acesso, permitindo que as pessoas consultem a documentação.
Últimas notícias
Quaest: No DF, Flávio tem 50% das intenções de voto, e Lula, 40%
Willy Vaqueiro, cantor de Arapiraca, faz primeiro show em São Paulo no Centro de Tradições Nordestinas
Jovem é retirado de casa e é executado no Benedito Bentes, em Maceió
Nunes Marques marca reunião com campanhas de Flávio Bolsonaro e Lula
Ex-detento é encontrado morto às margens da AL-110 em São Sebastião
Flávio Bolsonaro diz que pretende abraçar o pai nos próximos dias após autorização de Moraes
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
