TJ mantém ação de improbidade contra procurador de Japaratinga
Prefeito e secretário de transportes também são acusados de irregularidades em contratos com empresa de locação de veículos

O desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, do Tribunal de Justiça de Alagoas, manteve o recebimento da ação de improbidade administrativa em desfavor do procurador-geral do Município de Japaratinga, Benjamin Lins das Neves. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (12), no Diário de Justiça Eletrônico (DJE).
Ao apresentar o recurso, a defesa alegou falta de fundamentação da decisão de primeiro grau que recebeu a ação. Para o desembargador Domingos Neto, a decisão apresentou argumentação jurídica suficiente para o recebimento da ação de improbidade.
“A análise conjunta da petição inicial do Ministério Público e dos argumentos fáticos e jurídicos utilizados pelo magistrado de primeiro grau, é suficiente a indicar a existência de robusto lastro probatório da prática de ato de improbidade administrativa envolvendo o agravante e os demais réus da ação civil de improbidade administrativa do primeiro grau”, disse o desembargador.
Ainda de acordo com o desembargador Domingos Neto, basta uma descrição genérica dos fatos e imputações dos réus para o recebimento da petição inicial e que o momento processual oportuno para analisar a existência de dolo ou culpa na conduta do agravante não é a fase de recebimento da petição inicial.
“Devidamente rechaçada a alegação de nulidade da decisão de recebimento da ação de improbidade em razão da ausência de fundamentação. Assevero, por fim, que neste momento processual não se está discutindo o mérito da ação principal, mas apenas a possibilidade processual de antecipar o provimento diante do contexto fático probatório aqui apresentado”, finalizou o relator.
A ação inicial também tem como acusados o prefeito de Japaratinga, Newberto Ronald Lima das Neves, o secretário municipal de Transportes, José Marques Pereira Filho e a empresa J.B. Locação de Veículos Ltda.
Irregularidades nos contratos
Os gestores públicos teriam cometido irregularidades nos contratos de locação de veículos do Município de Japaratinga. O Ministério Público Estadual (MPE/AL) aponta a J. B. Locações de Veículos Ltda. como uma empresa de fachada, que não mantém qualquer estabelecimento próprio e possui, apenas, um único veículo de sua propriedade, sendo os demais subcontratados.
O MPE/AL afirmou que a empresa recebia os valores do município e repassava uma fração desses valores para as pessoas indicadas como contratantes. O órgão ministerial alegou que os subcontratados seriam pessoas ligadas à própria administração municipal, inclusive de parentes do prefeito, de vereador e do procurador-geral do Município e que havia autorização de pagamento de combustível em favor da suposta empresa.
Ainda de acordo com as alegações do Ministério Público, o procurador-geral do Município teria se beneficiado diretamente pelos contratos firmados, uma vez que entre os veículos disponibilizados pela empresa havia um trator que pertencia a ele mesmo.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
