Whatsapp ajuda a melhorar faturamento de pequenos empreendedores e já está nas feiras
Você pode utilizar o whatsapp para conversar com sua família, seu companheiro ou sua companheira, seus amigos e os grupos da escola, faculdade ou trabalho. São várias as opções, mas tem gente utilizando o aplicativo mesmo para faturar mais no negócio. Em Maceió tem empresa que focou o trabalho todo em serviços externos agendados por meio do whatsapp, que está sendo utilizado com sucesso até nas feirinhas de bairro. O Sebrae está acompanhando a utilização pelos empreendedores e montou inclusive uma consultoria focada exclusivamente no aplicativo, além das capacitações que presta em relação as diversas mídias digitais.
Há seis meses a empresária Ariana Rufino montou uma empresa que presta serviços de manicure e pedicure onde a cliente quiser. Adequando o atendimento aos horários que a mãe tem disponível durante os cuidados com os filhos, sem precisar sair de casa, ou até mesmo aquele intervalo encontrado durante o trabalho. Tudo sendo agendado pelo whatsapp, não precisando que esse horário seja marcado com muita antecedência.
“O perfil do nosso cliente é justamente aquela pessoa não tem tempo realmente. Então entre tarefa e outra, seja em casa ou no trabalho, ele encontra um pequeno intervalo, pega o celular, abre o aplicativo e entra em contato com a gente. Tudo muito rápido. Temos até clientes médicas, que entre um paciente e outro analisa o horário que vai ter disponível no dia e já manda uma mensagem rápida para a gente. É muito prático. É o tempo que entra outro paciente no consultório. Acaba resolvendo algo particular, sem prejudicar o trabalho”, relatou a empresária.
Rafaela Durant que é mãe há dois anos, se formou em direito e agora estuda para passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também para concursos é uma das clientes de Ariana, ela mais que aprovou o novo serviço.
“Eu estudo no cursinho de manhã e a tarde também aproveito para ficar em casa estudando e cuidando do meu filho. Acabou sendo ótimo conhecer esse atendimento. É muito prático, não gasto tempo indo no salão e posso ficar com meu filho tranquilamente em casa dando a atenção que ele pede e até mesmo estudando um pouco”, expos.
São seis pessoas trabalhando com a empresária, uma exclusivamente para atender a demanda via aplicativo e cinco para realizar o atendimento onde as clientes marcam. Ariana montou uma sede fixa, que funciona como uma sala de espera onde as manicures e pedicures aguardam apenas o destino do atendimento. O sucesso é tão grande que o local está sempre vazio.
“A gente atende em média vinte clientes agendando atendimentos por dia. Às vezes elas mandam mensagem até no finalzinho da noite, para agendar para a manhã do dia seguinte. As vezes a gente está com o celular da empresa e já dá uma confirmação, mesmo sendo tão tarde. Quando não, assim que chegamos logo cedo na empresa, verificamos a demanda, confirmamos e já destinamos alguém para o atendimento. Aproveitamos também para mandar mensagem com promoções, novidades, tudo seguindo certos horários definidos para não incomodar o cliente”, ressaltou.
Whatsapp nas feirinhas
O aplicativo está fazendo tanto sucesso nos negócios que vem garantindo renda extra até nas barracas de feiras. É assim em uma barraca, na feira da Jatiúca. Há alguns meses a proprietária disponibilizou um número para os clientes mandarem suas listas de compras, as mercadorias são entregues a domicílio.
“Deu um ganho a mais porque muita gente não quer gastar com ligações. Antes os clientes ligavam e passavam a lista falando nome por nome e quantidade por quantidade para entregarmos. Acabava demorando um pouco. Agora eles mandam tudo digitado, a qualquer hora do dia. Às vezes até estão fora de casa, mandam a lista e dizem o horário que vão estar para que a entrega seja feita. Outras vezes eles estão cozinhando e percebem que faltou algo, aí mandam a mensagem e a gente entrega rapidinho. Eles gostaram muito da praticidade”, declarou a proprietária da barraca Micileni Pereira.
Os pedidos chegam pelo whatsapp digitados ou até como fotos tiradas do velho caderno de listas para feira. A todo o momento um novo pedido. A demanda é cumprida, até com entregas fora de Maceió. “A gente tem cliente até na Massagueira, lá em Marechal Deodoro. Cobramos uma taxa de entrega para todos, mas quando o cliente acaba comprando sempre até dispensamos”, explicou a proprietária da barraca comemorando o sucesso.
Sebrae capacita empreendedores a utilizar aplicativo da forma correta
O gerente de atendimento empresarial do Sebrae, Marcos Alencar, confirmou que essa tendência vem fazendo sucesso entre os empreendedores e muitos procuram a unidade para buscar capacitações e ampliar ainda mais o sucesso dos negócios.
“No Sebrae nós temos as capacitações voltadas a todas as plataformas digitais, que são gratuitas para nossos cadastrados, e montamos também consultorias especificas para o uso do whatsapp tendo em vista a grande aceitação e procura. O Sebrae financia 50% dessa consultoria também para os nossos cadastrados. Orientamos os empresários nesse posicionamento de comunicação via essas novas mídias - como pensá-las e como preparar uma estrutura para manter o atendimento. O mal uso do aplicativo pode surtir efeito contrário, além de não obter sucesso o empreendedor pode prejudicar o negócio. Se focar apenas no whatsapp a empresa acaba empobrecendo a relação com o cliente, que em muitos casos não quer ser incomodado por meio do aplicativo. Algo semelhante a relação do call center”, explicou.
Confira a reportagem exibida no Jornal dos Dia, às 13h30, no Canal 5 - SBT Alagoas: