Folguedos formam corredor cultural para receber a Tocha Olímpica em Maceió
Cerca de 500 personagens dos folguedos, Guerreiro, Pastoril, Bumba Meu Boi, Maracatu, Baianas, Fandango, Afoxé, Coco de Roda, Banda de Pífano, Capoeira e Arte Cênica vão formar um corredor cultural, no Estacionamento do Jaraguá, para receber a Tocha Olímpica, depois do percurso pelos bairros. O início do revezamento do símbolo da paz e união entre os povos começou por volta das 19h, na Praça Mutieventos, na Pajuçara.
No Estacionamento do Jaraguá dois palcos estão prontos um para receber a Tocha Olímpica. No palco oficial, das 19 até 20 horas, com Maybe 2 Live (música eletrônica), e no palco cultural, a partir das 15 horas, acontecem os shows com Vitor Pirralho, Junior Almeida, Wilma Araújo, Eliezer Setton, Wado e Vibrações.
Já no palco da Praça Multieventos, os shows do Festival Cultural Tocha Olímpica em Maceió começaram às 15 horas com Banda de Pífanos Fulô da Chicaboa, Mundo Imaginário, Deslucro e Xique Baratinho. O Festival Sabores de Alagoas começou mais cedo, às 16 horas, com 27 barraquinhas de comidas com preços de R$10 e R$ 15.
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinícius Palmeira, ressaltou que a realização do Festival Cultural Tocha Olímpica em Maceió está sendo um sucesso de público. “O Festival deu mais visibilidade aos talentos que produzem cultura no Estado. Com o apoio do Ministério do Turismo celebramos a passagem da Tocha em Maceió e agregamos cultura e os sabores alagoanos no maior evento esportivo do mundo. A cidade, através da mídia, vai ganhar projeção nacional e internacional”, disse Vinícius.
O Festival Cultural Tocha Olímpica em Maceió é uma ação do Ministério do Turismo em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da FMAC e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel).
Durante o percurso da tocha pelos 11 bairros, serão montados 16 tablados com apresentações folclóricas, a partir das 17h30.
Veja o roteiro:
Tablado 01 – Antes do antigo Radisson – Orla de Pajuçara: Afoxé Odo Yá e Boi Águia;
Tablado 02 – Ao lado do quiosque enfrente ao Prédio Ilha de Linmos – Orla de Pajuçara: Baianas do Pontal da Barra e Fandango do Pontal;
Tablado 03 – Sete Coqueiros – Orla de Pajuçara: Guerreiro Campeão do Trenado e Pastoril Estrela de Belém;
Tablado 04 – Espaço antes da Barraca Kanoa – Orla de Ponta Verde: Banda de Fanfarra Centro Cultural do Benedito Bentes e Maculelê Yá Capoeira;
Tablado 05 – Ao lado da Escultura de Graciliano Ramos – Orla de Ponta Verde: Coco-de-roda Catolé e Boi Bumbá Alagoano;
Tablado 06 – No Mirante do Totem Eu Amo Maceió – Orla de Ponta Verde: Orquestra de Tambores e Boi Águia de Ouro;
Tablado 07 – Na curva do Alagoinhas – Orla de Ponta Verde: Maracatu Baque Alagoano, e Cia. Teatro da Meia-noite;
Tablado 08 – Ao lado da escultura de Aurélio Buarque de Hollanda – Orla de Ponta Verde: Orquídeas de Fogo e Transart;
Tablado 09 – Ao lado da Academia Maceió – Orla de Jatiúca: Grupo INAÊ e Boi Cobra Negra;
Tablado 10 – No Posto Sete – Orla de Jatiúca: Guerreiro Mensageiros de Padre Cícero, e Coletivo AfroCaeté;
Tablado 11 – Praça GangaZumba – Orla de Cruz das Almas: Baianas do Grupo Folclórico Ganga Zumba e Coco-de-roda Reviver;
Tablado 12 – Canteiro ao lado do último retorno da Josepha de Melo – Barro Duro: Boi Vingador e Coco-de-roda Pau de Arara.
Tablado 13 – No Murilópolis enfrente ao Posto Ypiranga – Serraria: Batuque Mundaú e Afoxé Povo de Exu;
Tablado 14 – No Murilópolis, primeiro retorno – Serraria: Coco-de-roda Raízes Nordestinas e Boi Dragão;
Tablado 15 – Praça do Centenário – Farol: Grupo Joana Gajuru e Baianas Voltam a Sorrir;
Tablado 16 – Praça Deodoro – Centro: Maracatu RaÍzes da Tradição, e Banda de Pífanos São José.