Audiência pública debate flexibilização em licenciamento ambiental em Maceió
PEC 65/2012 prevê enfraquecimento do poder de órgãos governamentais em licenciar; projeto é polêmico e divide opiniões
Uma audiência pública debate, na tarde desta segunda-feira (30), em Maceió, a PEC 65/2012, que busca alterar a Constituição da República para estabelecer que, a partir da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo empreendedor, nenhuma obra poderá ser suspensa ou cancelada. O projeto é polêmico e divide opiniões. A audiência é realizada no auditório da Procuradoria da República em Alagoas, situada na Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro.
A medida já vem sendo discutida no Congresso Nacional e no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O evento pretende ouvir especialistas e representantes da sociedade civil organizada sobre a flexibilização das normas e da legislação proposta. A audiência tem como tema: “Licenciamento Ambiental Ameaçado: PEC 65/2012 e demais propostas de alterações normativas no Congresso Nacional e no Conama”.
Após o término do evento, um relatório será elaborado e entregue aos senadores e deputados federais para que a PEC não seja aprovada. “O meio ambiente diz respeito a todos nós. É um direito de todos. Além de tudo, um mau licenciamento, ou o não licenciamento, vai afetar a vida de todo mundo”, falou Raquel Teixeira, procuradora do Ministério Público Federal (MPF), em entrevista concedida à uma emissora de televisão local.
Obrigatórias para empreendimentos que tenham potencial de gerar líquidos poluentes, resíduos sólidos, emissões atmosféricas e ruídos, as licenças ambientais também controlam o potencial risco de acidentes, como explosões e incêndios.
O público poderá participar sem inscrição prévia como ouvinte. Foram convidados a participar do evento autoridades federais, estaduais e municipais diretamente envolvidas com o tema e profissionais especialistas no tema e representantes da sociedade civil.
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
