Audiência pública debate flexibilização em licenciamento ambiental em Maceió
PEC 65/2012 prevê enfraquecimento do poder de órgãos governamentais em licenciar; projeto é polêmico e divide opiniões
Uma audiência pública debate, na tarde desta segunda-feira (30), em Maceió, a PEC 65/2012, que busca alterar a Constituição da República para estabelecer que, a partir da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo empreendedor, nenhuma obra poderá ser suspensa ou cancelada. O projeto é polêmico e divide opiniões. A audiência é realizada no auditório da Procuradoria da República em Alagoas, situada na Avenida Juca Sampaio, no Barro Duro.
A medida já vem sendo discutida no Congresso Nacional e no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O evento pretende ouvir especialistas e representantes da sociedade civil organizada sobre a flexibilização das normas e da legislação proposta. A audiência tem como tema: “Licenciamento Ambiental Ameaçado: PEC 65/2012 e demais propostas de alterações normativas no Congresso Nacional e no Conama”.
Após o término do evento, um relatório será elaborado e entregue aos senadores e deputados federais para que a PEC não seja aprovada. “O meio ambiente diz respeito a todos nós. É um direito de todos. Além de tudo, um mau licenciamento, ou o não licenciamento, vai afetar a vida de todo mundo”, falou Raquel Teixeira, procuradora do Ministério Público Federal (MPF), em entrevista concedida à uma emissora de televisão local.
Obrigatórias para empreendimentos que tenham potencial de gerar líquidos poluentes, resíduos sólidos, emissões atmosféricas e ruídos, as licenças ambientais também controlam o potencial risco de acidentes, como explosões e incêndios.
O público poderá participar sem inscrição prévia como ouvinte. Foram convidados a participar do evento autoridades federais, estaduais e municipais diretamente envolvidas com o tema e profissionais especialistas no tema e representantes da sociedade civil.
Últimas notícias
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Polícia deflagra Operação Folhas Secas e cumpre mandado contra organização criminosa em Santana Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
