Alagoas registra 70 casos da Síndrome de Guillain-Barré em apenas um ano
Têm aumentado os casos da Síndrome de Guillain-Barré em Alagoas. Em apenas um ano, foram registrados 70 casos da doença neurológica que pode estar associada às doenças causadas pelo mosquito Aeds Aegypt.
Os pacientes que apresentam o diagnóstico da doença precisam fazer um tratamento específico que existe na Santa Casa de Maceió, hospital credenciado junto ao Estado para o acompanhamento dos pacientes. A maior preocupação é com a limitação de pacientes que foi imposta pela Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau).
Hideraldo Duarte, foi vítima de Guillain-Barré em outubro de 2015. Ele relembra como a doença começou a atingir de forma gradativa. "Eu acordei com dormência nas pernas e nos braços, até que chegou o dia que não consegui levantar", afirmou.
Para o Hematologiata Wellington Galvão, em apenas um ano Alagoas registrou 70 casos da doença. Ele relata que inclusive uma pessoa chegou a falecer após dois meses de internação. A maior preocupação agora é com a limitação para os pacientes.
"Para se ter uma ideia, estamos no dia 7 e os pacientes que tenho internado já supre a demanda, o teto do mês. Isso é preocupante pois temos uma jovem de 24 anos no HGE desde ontem precisando de tratamento, eu não pude trazê-la ainda porque dependo da liberação da secretaria", relata Wellington.
O que agravou a epidêmia da síndrome foi a proliferação do Aeds Aegypt. O médico explica que a forma adotada na cura da doença tem evitado um número muito maior de mortes. "Nós nos tornamos referência, talvez até pro Brasil em tratamento de Guillain-Barré, porque nós, em Alagoas, temos a menor estatística de óbito por Guillain-Barré.
Em nota a Sesau informou que por mês são feitos 40 atendimentos atráves de um convênio firmado entre o Estado e um Hospital particular, mas o órgão afirma que quando há necessidade esses atendimentos são estendidos como aconteceu no mês passado.
Confira a reportagem completa do Jornal do Dia, Canal 5-SBT Alagoas:
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
