Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados ao manusear fogos de artifício
Com a aproximação dos festejos juninos o clima é de alerta na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Nesta época do ano aumentam os atendimentos a vítimas de queimaduras, muitas delas provocadas durante a manipulação de fogos de artifício ou por conta das tradicionais fogueiras.
No ano passado, entre os dias 12 e 30 de junho, período em que compreende as três principais festas do mês – Santo Antônio, São João e São Pedro – a Unidade de Emergência do Agreste atendeu 25 pacientes vítimas de queimaduras, sendo 16 delas provocadas por fogos de artifício.
Durante os dezoito dias das festividades, o número de pacientes vítimas de acidentes provocados por fogos ou fogueiras representou 61% do total de atendimentos realizado durante todo o ano pelo mesmo motivo, que somaram apenas 26 casos.
Recomendações – Para evitar estes acidentes, a recomendação do cirurgião geral da Unidade de Emergência do Agreste, Jean Rafael, é comprar fogos de artifício em locais devidamente autorizados, inclusive pelo Corpo de Bombeiros. Já as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou pessoas adultas, desde o momento da compra do artefato até o uso e, principalmente, observar se esses fogos são compatíveis com suas idades.
De acordo com o cirurgião geral Jean Rafael, os ferimentos provocados por fogos de artifícios geralmente são graves. Ao ser questionado sobre o uso de receitas caseiras para o tratamento de queimaduras, o cirurgião alertou que neste tipo de acidente o ferimento deve ser lavado apenas com água corrente.

“Não se deve tocar na área afetada e nem colocar substâncias sobre a lesão, a exemplo de creme dental, manteiga, clara de ovo, café ou pomadas. Em casos de explosão, é importante cobrir a área afetada com panos limpos e úmidos, além de elevar o membro para diminuir a hemorragia”, alertou.
Em todos os casos a orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível. Na Unidade de Emergência do Agreste e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió existe uma equipe treinada e com diversas especialidades que poderão garantir este tipo de atendimento.
Dicas e Cuidados – Durante as festividades juninas, aconselha o médico, é necessário evitar soltar fogos em ambientes fechados ou próximos à rede elétrica, sempre atentando para a segurança de pessoas próximas. “As bombas não devem ser acesas nas mãos, mas utilizando uma base segura. Existem fogos que falham temporariamente e depois podem explodir. O ideal é sempre considerá-lo ativo. Pessoas alcoolizadas também devem evitar o manuseio de fogos”, recomenda.
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
