Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados ao manusear fogos de artifício
Com a aproximação dos festejos juninos o clima é de alerta na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. Nesta época do ano aumentam os atendimentos a vítimas de queimaduras, muitas delas provocadas durante a manipulação de fogos de artifício ou por conta das tradicionais fogueiras.
No ano passado, entre os dias 12 e 30 de junho, período em que compreende as três principais festas do mês – Santo Antônio, São João e São Pedro – a Unidade de Emergência do Agreste atendeu 25 pacientes vítimas de queimaduras, sendo 16 delas provocadas por fogos de artifício.
Durante os dezoito dias das festividades, o número de pacientes vítimas de acidentes provocados por fogos ou fogueiras representou 61% do total de atendimentos realizado durante todo o ano pelo mesmo motivo, que somaram apenas 26 casos.
Recomendações – Para evitar estes acidentes, a recomendação do cirurgião geral da Unidade de Emergência do Agreste, Jean Rafael, é comprar fogos de artifício em locais devidamente autorizados, inclusive pelo Corpo de Bombeiros. Já as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou pessoas adultas, desde o momento da compra do artefato até o uso e, principalmente, observar se esses fogos são compatíveis com suas idades.
De acordo com o cirurgião geral Jean Rafael, os ferimentos provocados por fogos de artifícios geralmente são graves. Ao ser questionado sobre o uso de receitas caseiras para o tratamento de queimaduras, o cirurgião alertou que neste tipo de acidente o ferimento deve ser lavado apenas com água corrente.

“Não se deve tocar na área afetada e nem colocar substâncias sobre a lesão, a exemplo de creme dental, manteiga, clara de ovo, café ou pomadas. Em casos de explosão, é importante cobrir a área afetada com panos limpos e úmidos, além de elevar o membro para diminuir a hemorragia”, alertou.
Em todos os casos a orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível. Na Unidade de Emergência do Agreste e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió existe uma equipe treinada e com diversas especialidades que poderão garantir este tipo de atendimento.
Dicas e Cuidados – Durante as festividades juninas, aconselha o médico, é necessário evitar soltar fogos em ambientes fechados ou próximos à rede elétrica, sempre atentando para a segurança de pessoas próximas. “As bombas não devem ser acesas nas mãos, mas utilizando uma base segura. Existem fogos que falham temporariamente e depois podem explodir. O ideal é sempre considerá-lo ativo. Pessoas alcoolizadas também devem evitar o manuseio de fogos”, recomenda.
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
