Ministério Público realiza vistoria e descarta mais de 20 toneladas de medicamentos
Drogas estariam sendo armazenadas de maneira incorreta; prejuízo aos cofres públicos é de R$50 milhões

O Ministério Público de Contas e o Ministério Público Estadual realizaram uma vistoria, na manhã desta segunda-feira (20), no Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), e constataram diversas irregularidades no tocante ao armazenamento de medicamentos no galpão do local. A previsão é de que 25 toneladas de resíduos sejam descartados.
De acordo com o Conselheiro Estadual de Saúde, Tony Cloves, as drogas estão sendo vistoriadas e analisadas uma a uma. “O trabalho é intenso. Após a conclusão das atividades, esses medicamentos, que estão sendo armazenados de maneira incorreta, muitos deles vencidos, vão ser incinerados. Tudo está sendo investigado”, explicou. O prejuízo aos cofres públicos é de cerca de R$50 milhões de reais.
Dentre os insumos encontrados pela equipe de fiscalização, estão os mais diversos tipos de materiais como soro fisiológico, insulina humana e alimentos de nutrição parenteral. Ainda este ano, o MPC solicitou que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) fosse investigada pelo descarte de vários insumos médico-hospitalares. Conselheiros do TCE determinaram que um processo investigativo fosse instaurado para apurar se houve ilegalidade.
A denúncia teria chegado ao MP de Contas por membros do Conselho Estadual de Saúde, com base em relatórios de vistorias. A denúncia teria chegado ao MP de Contas por membros do Conselho Estadual de Saúde, com base em relatórios de vistorias. Em representação encaminhada ao TCE, o órgão questiona o desperdício dos medicamentos e dos insumos que deveriam ter sido utilizados no tratamento de pacientes e acabaram com prazo de validade vencido.
O descarte do material só poderia ser realizado diante dos termos da Lei Federal nº. 12.305, com isso os órgãos também vão verificar se os trâmites seguiram os procedimentos exigidos.
Últimas notícias

Cibele Moura pede que Governo disponibilize fones antirruídos em locais de atendimento ao público

População de Matriz do Camaragibe participa de Via Sacra ao Alto do Cruzeiro

Corpo de mulher é encontrado em frente ao CT do CRB, na Barra de São Miguel

Três agentes da PRF morrem após viatura colidir com carro de passeio durante perseguição a motociclistas

Número 193 do Corpo de Bombeiros está temporariamente inoperante em Alagoas

Em vídeo, advogado Cícero Pedroza defende que episódio envolvendo o também advogado João Neto foi acidente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
