IMA revisa critérios para obtenção de Selo Verde para postos de combustíveis
Revisão deverá dar agilidade ao processo de certificação conforme as determinações legais
Após reunião com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) decidiu redefinir os critérios para a aquisição do Selo Verde de qualidade ambiental para postos de combustíveis. A revisão deverá dar agilidade ao processo de certificação conforme as determinações legais.
Segundo Ricardo Freitas, assessor executivo de Gestão Interna do IMA, o Selo funciona como uma ferramenta para a população verificar se os revendedores estão em conformidade com o que determina a legislação e as boas práticas de preservação ambiental. Ainda de acordo com Freitas, não basta os postos terem aparato técnico para revender combustível, a forma que o produto é recebido, distribuído e armazenado também é levada em consideração.
Confira os pré-requisitos para a obtenção do Selo Verde, após a revisão dos critérios:
Requerimento do interessado para vistoria prévia para obtenção do Selo, conforme modelo próprio;
Estar com a Licença de Operação (L0) válida com compatibilidade com a vigência do Selo;
Comprovar não ter sido autuado e não ter seu processo transitado em julgado de qualquer não conformidade ambiental na vigência da sua LO;
Constatada alguma irregularidade ambiental, o requerente poderá solicitar nova vistoria, quando corrigido a irregularidade no prazo de 30 dias;
Ter a Licença de Operação em pleno vigor e em conformidade as diretrizes do Órgão Ambiental Estadual;
Ter o Cadastro no IBAMA (Instrução Normativa IBAMA Nº6 DE 15/03/2013 (Federal);
Ter o armazenamento adequado de óleo usado;
Realizar Teste de Estanqueidade dentro do prazo legal de vigência da Licença de Operação com a respectiva ART;
Manter as canaletas na ilha de abastecimento e nas áreas de descarregamento de combustíveis em perfeito estado operacional.
A emissão do Selo Verde é um dos resultados do termo de cooperação assinado, em junho de 2015, pelo IMA e pelo Sindicombustíveis-AL.