Atirador mascarado abre fogo em cinema na Alemanha e é morto pela polícia
Um homem vestindo uma máscara abriu fogo dentro de um cinema na pequena cidade de Viernheim, próximo a Frankfurt (Alemanha), e foi morto numa ação da polícia nesta quinta-feira (23). Terrorismo foi descartado.
Segundo o Ministério do Interior do Estado de Hesse, o homem foi morto por membros das forças especiais alemãs quando resistiu à prisão.
"O agressor estava no Cineplex e dava a impressão de estar perturbado (...), ele foi combatido e foi assim que morreu", indicou o ministro do Interior, Peter Beuth, ao Parlamento regional.
Sua identidade e as motivações para o ataque ainda são desconhecidas.
De acordo com a agência de notícias DPA, fontes da segurança asseguraram que não há "nenhuma ligação com o terrorismo".
Jornais locais informaram que entre 25 e 50 pessoas teriam ficado feridas, a maioria delas por intoxicação por gás lacrimogêneo, mas as autoridades locais negaram. Não está claro se quem usou o gás foi o atirador ou os policiais.
Quatro tiros
O ataque ocorreu pouco antes das 15h (horário local). O complexo de cinemas Kinopolis fica dentro de um shopping center.
O homem mascarado portava uma "cartucheira" em torno do ombro quando entrou no cinema às 15h (10h de Brasília), disparando para o ar, de acordo com estes meios.
"Uma chamada de emergência foi feita às 14h45 (...) informando que um homem armado tinha entrado" no cinema, indicou o ministro Peter Beuth, afirmando que "quatro tiros foram disparados".
De acordo com informações da agência alemã DPA, o atirador provavelmente agiu sozinho e não era um terrorista. Uma porta-voz da polícia afirmou que pessoas mantidas reféns foram liberadas sem ferimentos.
Viernheim é uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, situada a 75 km de Frankfurt, uma das principais metrópoles do país.
A Alemanha está em alerta contra terrorismo desde os atentados de Paris, em novembro de 2015. (Com agências internacionais)