Feijão caro faz prato feito do almoço ficar menor e com marca mais barata
Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou a tarifa de importação de feijão por 90 dias

A alta do preço do feijão carioca tem mudado a rotina dos restaurantes nos últimos dias. Para não ter de aumentar os valores dos pratos e assim afastar os clientes, os estabelecimentos diminuem porções, economizam em outros ingredientes e precisam pesquisar muito pela marca mais em conta.
O campeão dos pedidos nos restaurantes de São Paulo é o feijão carioca, que ficou 54,1% mais caro desde o começo do ano. Só em junho, subiu 16,4%. O feijão preto, protagonista da feijoada, teve alta de 21,4% no ano e 2,3% no mês.
A substituição do feijão carioca pelo feijão preto, porém, não agrada os clientes dos restaurantes consultados pelo UOL. "Trocar o feijão carioquinha pelo preto seria um verdadeiro tiro no pé", diz o gerente Antônio Alves de Oliveira.
Alterar o modo de preparo, segundo ele, também está fora de cogitação. "Botar mais água [na panela], nem pensar. O feijão do dia a dia tem que ter aquele sabor do feijãozinho da vovó", afirma.
Preço deve continuar alto
Depois de o preço do feijão virar até piada nas redes sociais, o governo anunciou medidas para aumentar a importação e ampliar a oferta do produto no país.
Na semana passada, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou a tarifa de importação de feijão, de qualquer país, por 90 dias.
Apesar da medida, o preço do feijão carioca deve continuar alto nos próximos meses, já que o produto é nacional. Além disso, o tempero do prato feito também subiu: a cebola ficou 32,7% mais cara desde o começo do ano e o alho, 36,2%.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
